Ícone do site Portal GCMAIS

Pela primeira vez, tartarugas em extinção da espécie Cabeçuda nascem no litoral de Caucaia

Pela primeira vez, tartarugas em extinção da espécie Cabeçuda nascem no litoral de Caucaia

Foto: Thiago Menezes (IMAC)

O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia registrou, pela primeira vez, o nascimento de 70 tartarugas da espécie Caretta Caretta, popularmente conhecida como tartaruga-Cabeçuda na praia do Cauípe.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

De acordo com o gerente de orla do IMAC, Thiago Menezes, nessa nova temporada de desova (2022/2023), até o momento, já foram registrados em Caucaia, 73 ninhos. Desses, 5 ninhos foram eclodidos e 515 tartarugas nasceram. Ele destaca que, para manter esse ciclo de vida marinho em harmonia, é preciso ajuda da população

“É preciso evitar o trânsito de veículos na faixa de areia das praias. O tráfego pode destruir os ninhos e, além disso, as marcas dos pneus na areia viram obstáculos no trajeto da tartaruga recém nascida até o mar”, reforça o profissional.

Tartarugas da espécie Cabeçuda nascem em Caucaia

Caucaia é considerada o berçário das tartarugas. A praia do Cumbuco, um dos locais onde há bastante desova de tartarugas, por exemplo, é a única praia do Ceará com certificação Praia Limpa, uma chancela internacional que atesta o foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social do município.

O município também é o primeiro do Ceará e o segundo do Brasil a ter autorização ambiental para monitorar ninhos de tartarugas. A prefeitura realiza esse trabalho em todo o litoral caucaiense, que tem 31,8 km de extensão.

Publicidade

Leia também | Tartaruga marinha de 60 quilos é resgatada na praia da Tabuba, em Caucaia

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile