Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará segue com condições de chuvas em todas as macrorregiões nesta semana

Ceará segue com condições de chuvas em todas as macrorregiões

Foto: Reprodução

O Ceará deve seguir com condições para chuvas em todas as macrorregiões até a próxima sexta-feira (17). Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), para esta quarta (15), o sul do Sertão Central e Inhamuns, Cariri e a faixa litorânea deverão receber os principais registros durante a manhã. Já entre tarde e noite, todas as regiões poderão receber precipitações, ainda que isoladas.

Já entre quinta (16) e sexta-feira, a tendência é que as condições sejam ainda mais favoráveis, ou seja, com chuvas mais generalizadas e com maior intensidade, principalmente em áreas da Jaguaribana, Cariri e Ibiapaba.

As precipitações estão relacionadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema meteorológico indutor de precipitações no Ceará durante a quadra chuvosa. Na ocasião, a faixa de nuvens está localizada em 1ºS, o que significa próximo da costa norte do Nordeste, colaborando para áreas de instabilidade.

Chove em cerca de 130 municípios do Ceará neste começo de semana

Choveu em, pelo menos, 130 municípios no intervalo entre as 7h de domingo (12) e as 7h desta segunda-feira (14), conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Houve registros em todas as macrorregiões, em conformidade com a previsão do tempo emitida pela Funceme anteriormente. Os maiores acumulados foram:

Publicidade

Caririaçu (Posto: SEDE) : 150 mm
Milagres (Posto: SEDE) : 149 mm
Altaneira (Posto: SÃO ROMÃO) : 143 mm
Abaiara (Posto: SEDE) : 135 mm
Altaneira (Posto: SEDE) : 115 mm

Para mais dados, basta acessar funceme.br/calendario.

Causas

As chuvas estão relacionadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema meteorológico indutor de precipitações no Ceará durante a quadra chuvosa. Na ocasião, a faixa de nuvens está mais próximo da costa norte do Nordeste, colaborando para áreas de instabilidade.

Leia também | Cagece oferta 125 vagas para cinco cursos gratuitos em abril; saiba como participar

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile