A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) prendeu em flagrante um homem suspeito de furtar fios de semáforos no bairro Cocó, em Fortaleza. A captura aconteceu na madrugada desta quarta-feira (15). Raimundo Nonato Rodrigues de Sousa, de 52 anos, já havia sido preso no último dia 14 de fevereiro pelo mesmo crime. Ele foi autuado novamente no 2º Distrito Policial (DP).
A captura ocorreu durante a “Operação Semáforos” que combate o furto de fiação dos semáforos na Capital. Na ocasião, a equipe tomou conhecimento de que um indivíduo estava furtando fios em um cruzamento do bairro. No local, os policiais civis surpreenderam Raimundo Nonato em posse de 30 metros de fios e uma faca.
Diante disso, ele recebeu voz de prisão e foi conduzido para o 2º Distrito Policial (2º DP), onde foi autuado em flagrante novamente pelo crime de furto. O homem já possuía outras duas passagens por furto, sendo uma delas também por furto de fiação de semáforo registrado há um mês. Agora, ele está à disposição da Justiça.
Confira mais detalhes no Cidade Alerta Ceará
Leia mais | Cerca de três toneladas de fios de cobre são apreendidos na Sabiaguaba
Furtos de fios de semáforos aumentam 170% em Fortaleza
1.198 casos de furtos de cabos de semáforos foram registrados em Fortaleza até novembro deste ano, conforme a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). De acordo com a pasta municipal, o número supera as ocorrências de todo o ano de 2021 em mais de 170%, quando foram registradas 439 ações criminosas do tipo.
“Este ano foram furtados 157 km de cabeamento de semáforos, três vezes mais que no ano passado, que teve 51 km de fios roubados. Em 2022 já acumula um prejuízo aos cofres públicos de R$ 2,159 milhões”, destacou a AMC.
O mês de novembro é o segundo que mais registrou ocorrências do tipo, com 179 ações criminosas, sendo 64% delas no Centro da cidade, com 114 furtos. Os bairros Benfica, Farias Brito e Papicu também são os que mais registram furtos de cabeamento no mês.
A AMC destacou ainda que atua em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para a identificação dos criminosos, além de registrar boletins de ocorrência e monitorar os atos criminosos em mais de 600 câmeras de vigilância.
“A gestão está fiscalizando e fazendo a reposição de todos os cabos que são roubados. Agora, neste momento, nós temos 20 sinais em que o farol foi retirado e o fio está sem sinalização”, destacou o prefeito José Sarto Nogueira. Ainda de acordo com o prefeito, a gestão municipal já marcou reunião com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para tratar sobre o tema. “Nós já nos comunicamos com a Secretaria da Segurança Pública, porque cabe ao Governo do Estado prender os criminosos. A gente está repondo (os cabos e fios), tendo prejuízos enormes. Nossas equipes da AMC e da Secretaria de Conservação já fizeram muitos contatos com a Secretaria da Segurança Pública, mas a gente precisa tomar uma medida mais enérgica, pra que a gente não prenda apenas aquele cara que está ali apenas para furtar o fio para às vezes trocar por droga. A gente precisa chegar no receptador, que é o grande negócio”, afirmou Sarto.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<