Famílias desabrigadas nos municípios que decretarem situação de emergência terão direito a receber o aluguel social, entre outras ações.
Famílias desabrigadas nos municípios que decretarem situação de emergência terão direito a receber o aluguel social, entre outras ações.
O Governo do Estado anunciou o envio de donativos e profissionais para atendimento às vítimas de deslizamento de terra em Aratuba, no Ceará. Na manhã desta sexta-feira (17), o governador Elmano de Freitas reuniu as secretarias da Casa Civil, Proteção Social (SPS), Recursos Hídricos (SRH) e Cidades (SCidades), a PGE e a Superintendência de Obras Públicas (SOP) para dar continuidade ao trabalho de apoio aos municípios atingidos pelas fortes chuvas que ocorrem em diversos municípios cearenses.
“Estamos avaliando a situação das chuvas no Ceará, em especial dos municípios mais afetados pelas enchentes, e as ações que estão sendo realizadas para minimizar o sofrimento das famílias que foram atingidas”, declarou o governador que, na quinta-feira (16).
Ao tomar conhecimento dos deslizamentos e registros de enchentes, cancelou a agenda na Região Sudeste e retornou ao Ceará.
Um grupo de trabalho foi criado para identificar situações de risco em todo o Ceará. Além disso, as famílias desabrigadas nos municípios que decretarem situação de emergência terão direito a receber o aluguel social, entre outras ações.
Além de enviar o aparato das forças estaduais de segurança como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Perícia Forense e Samu, o Governo do Ceará tem atuado para reduzir os prejuízos causados pelas fortes chuvas que ocorrem desde essa quinta-feira em diversas cidades cearenses.
Uma das secretarias mobilizadas é a da Proteção Social (SPS). A Pasta enviou roupas, alimentos, sandálias, sapatos, 60 colchões, cestas básicas, kits de higiene, material de limpeza e serviços de assistência social à Aratuba. A cidade foi a mais atingida, tendo registrado a morte de uma mulher e duas crianças.
Leia também | Deslizamento de terra derruba casas, deixa três mortos e quatro feridos em Aratuba, interior do Ceará
Quatro ambulâncias, sendo duas de Unidade de Suporte Básico (USB) e duas de Suporte Avançado (USA) foram enviadas à Aratuba para socorro às vítimas. Além disso, 30 Bombeiros e agentes da Defesa Civil atuaram na cidade. Dezenas de agentes da corporação trabalharam em outros municípios.
Na manhã desta sexta-feira (17), antes da reunião do governador com as Secretarias, o assessor especial de Assuntos Municipais, Artur Bruno, recebeu na sede do Governo do Estado representantes dos municípios de Aratuba e Pacatuba. SRH, Cagece, Cogerh, Funceme, Sohidra, Defesa Civil, Cedec e Corpo de Bombeiros Militar também participaram da reunião.
O tenente-coronel Haroldo Gondim, coordenador estadual da Defesa Civil, acompanhou os trabalhos em Aratuba. Ele conta que os agentes atuaram durante o dia e entraram pela noite. “Desde ontem [quinta-feira], as nossas equipes atuam no local. Mapeamos toda a área e removemos as famílias para locais mais seguros”. O coordenador afirma que, ao todo, 15 famílias foram removidas em locais de risco e foram abrigadas em hotéis da região.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.