O dia 19 de março marca uma data especial pra muitos cearenses. Nesta data é celebrado o padroeiro do Ceará, São José, e é tido como especial, principalmente em relação às chuvas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Segundo a crença popular, se chover no dia 19 de março, quer dizer que a quadra chuvosa vai ser boa naquele ano; já se não acontecerem precipitações, os próximos meses serão ruins de chuvas.
Leia também | Biomédico é preso ao tentar fraudar documentos em cartório de Fortaleza
O período também marca o equinócio de outono que, neste ano, será na segunda-feira, 20. No equinócio, o sol incide sobre a linha do equador, ou seja, na linha imaginária que divide o globo em dois hemisférios, de modo que nenhum dos hemisférios recebe mais ou menos luz do sol.
Segundo Meiry Sakamoto, gerente de meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), “É a passagem do outono para o verão, mas aqui no Ceará, a gente tem chuvas ainda em março, abril e maio…”, afirma.
Se chove nessa época do ano no Ceará, significa que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas, está sobre a região e, por isso, as precipitações ocorrem com maior frequência e intensidade, diz Sakamoto.
A rede pluviométrica da Funceme colhe os dados referentes às chuvas de 7h da manhã de um dia para o outro.
Pelo histórico de dados de chuvas do dia 19 para o dia 20 de março, existem alguns exemplos contraditórios. Em 2013, por exemplo, a estação chuvosa foi ruim, ficando bem abaixo da média. Mas, naquele ano, em 19 de março, choveu em 140 postos pluviométricos, com destaque para Mauriti, registrando 121 milímetros.
Já em 2009, as chuvas ficaram bastante acima da média, mas no dia de São José, apenas 53 postos tiveram chuvas, com a maior sendo de 45 milímetros na cidade de Granja.
Portanto, apesar da crença popular, e da passagem do equinócio, nem sempre boas chuvas no dia 19 de março representam uma boa quadra chuvosa.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<