SÉRIE ESPECIAL DO JORNAL DA CIDADE

Síndrome de Down: mulheres relatam como encararam o diagnóstico dos filhos

Nova série de reportagens especiais do Jornal da Cidade aborda histórias de mães que tiveram a descoberta durante a gravidez, além dos desafios para a inclusão de pessoas com Síndrome de Down

Compartilhe:
20 de março de 2023
Portal GCMAIS

A alegria de gerar uma criança é algo mágico para as mulheres, mas o sonho da criança perfeita pode ser interrompido por um diagnóstico inesperado. Nesta terça-feira (21), é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down e, por isso, o Jornal da Cidade, da TV Cidade Fortaleza (canal 8.1), exibe ao longo da semana uma série de reportagens especiais sobre o tema.

Síndrome de Down: mulheres relatam como encararam o diagnóstico dos filhos
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Na primeira reportagem da série, você vai conhecer mães que não se entregaram à tristeza diante de uma descoberta desafiadora no momento mais importante da vida: a gravidez. Elas souberam que seriam mães de crianças com Síndrome de Down. E, quando achavam que o mundo se fecharia para os filhos, novas possibilidades continuam surgindo todos os dias.

Acompanhe a reportagem especial de Andson Lima, exibida no Jornal da Cidade:

Síndrome de Down

A síndrome de Down é uma alteração genética em que a pessoa tem três cromossomos no par 21, e não dois, como o usual. Por isso, a síndrome também é chamada de trissomia do cromossomo 21, ou simplesmente T21. Segundo o Ministério da Saúde, essa alteração cromossômica – observada pela primeira vez em 1866, pelo pediatra britânico John Langdon Down – é a mais comum entre os humanos.

Não é correto dizer que a Síndrome é uma doença ou que uma pessoa que tem síndrome de Down é doente. A Síndrome de Down é descrita a partir de uma ocorrência genética e, por isso, não deve ser caracteriza como uma doença. Inclusive, os indivíduos com síndrome de Down podem ter algumas semelhanças entre si, como olhos amendoados, baixo tônus muscular e deficiência intelectual, entretanto, eles não são todos iguais. Segundo o Movimento Down, é preciso evitar mencioná-los como um grupo único e uniforme.

Leia também | Saiba por que 21 de março é o Dia Mundial da Síndrome de Down

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.