A coleta e o tratamento de esgoto devem chegar a 90% de cobertura em 24 cidades do Ceará até 2033, avançando para 95% até 2040. Essa é a meta da Parceria Público-Privada (PPP) firmada pela Cagece e pela Ambiental Ceará (Aegea), que assume o saneamento básico na Grande Fortaleza e no Cariri cearense. A ampliação do esgotamento sanitário é uma demanda antiga e contribui para melhoria da saúde das pessoas e para a preservação do meio ambiente.
A universalização do saneamento básico faz parte da agenda do Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março. O sistema para coletar e tratar o esgoto é importante para cuidar dos rios e lagoas e devolver água limpa para a natureza.
Até o ano passado, o serviço de distribuição de água e de saneamento básico eram executados pela Cagece, mas, a partir da PPP, a Ambiental Ceará passa a gerir o esgotamento sanitário de 24 cidades cearenses, neste primeiro momento. A empresa privada já identificou, inclusive, oportunidades de melhorias da balneabilidade em alguns pontos hoje sinalizados como impróprios para banho.
Privatização
Desde dezembro de 2022, a Aegea, por meio da Ambiental Crato, responsável pelo esgotamento sanitário no Cariri, tratou 240 milhões de litros de esgoto que antes eram despejados direto no Rio Granjeiro. O trabalho foi possível graças à reativação da Estação de Tratamento (ETE) Seminário, que estava parada há cinco anos.
Outro caso de sucesso é o da Prolagos, concessionária responsável pelo saneamento na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Ao elevar a cobertura desse serviço para 80% na região, antes do prazo previsto, a Prolagos contribuiu com transformações como a recuperação da Lagoa Araruama, que estava em avançado estado de degradação.
Hoje, o local voltou a ser sustento de pescadores, que comemoram recordes de pescado; cavalos-marinhos voltaram a habitar aquele ecossistema; e a população e os visitantes desfrutam do banho naquela porção de água.
Outra concessionária da Aegea, também no Rio de Janeiro, ajudou na recuperação da balneabilidade da Baía de Guanabara. A partir do trabalho realizado pela Águas do Rio, responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário, a Baía registrou, pela primeira vez desde 2016, trechos de praia próprios para o banho.
PPP de saneamento
Por meio de PPP de esgotamento sanitário firmada com a Cagece, a Ambiental Ceará será responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento em 24 cidades cearenses, do litoral ao Cariri, para mais de 4,3 milhões de cearenses.
O projeto contempla a execução de obras de infraestrutura, melhorias, manutenção e operação do sistema de esgotamento sanitário, com investimento total de R$ 6,2 bilhões.
Serão construídas 27 Estações de Tratamento de Esgoto, 249 Estações Elevatórias e implantados mais de 4.000 km de novas redes de esgoto. Com a ampliação da infraestrutura, serão coletados e tratados, por mês, mais de 1 bilhão de litros de esgoto.
Leia também | Anvisa libera venda de 930 pomadas para cabelo; mais de 1.500 permanecem irregulares
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<