Fundado em 23 de março de 1988, o Banco de Leite Humano da MEAC incentiva e promove o aleitamento materno
Saiba como doar leite humano para os bebês da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand
O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) comemora, nesta quinta-feira (23), 35 anos de uma trajetória de acolhimento e assistência às mães e recém-nascidos. O local segue em campanha constante para receber doações e reforçar o estoque.
“A comemoração dos 35 anos será realizada com o intuito de celebrar o protagonismo do Banco de Leite na promoção ao aleitamento materno no Ceará e na construção de uma trajetória de ações em prol do aleitamento materno e da qualidade do leite humano doado, processado e distribuído às Unidades Neonatais”, disse chefe do BLH, Janaína Landim.
Fundado em 23 de março de 1988, o Banco de Leite Humano da MEAC incentiva e promove o aleitamento materno, com assistência às pacientes, treinamentos com os profissionais e desenvolvimento de pesquisas científicas. A enfermeira do BLH Rosy Oliveira explica que todo o leite coletado, uma das principais atividades desenvolvidas pelo Banco, passa por um controle rigoroso de qualidade, incluindo o processamento e pasteurização, procedimento que elimina possíveis micro-organismos nocivos.
Segundo Rosy, a mulher que busca a assistência do BLH da MEAC conta com uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutica, técnico de laboratório, médico, nutricionista, motorista e assistente administrativa. Foi o acolhimento durante o atendimento que a auxiliar administrativa Jucileide Galdino, de 33 anos, destacou quando precisou de ajuda com a amamentação em seu puerpério. Ela deu à luz a Léia, no dia 12 de dezembro de 2021, e enfrentou sérias dificuldades com o empedramento dos seios. Com cerca de sete dias do nascimento da filha, procurou atendimento no BLH para realização dos procedimentos de massagem, ordenha e orientação para a pega correta. Jucileide também teve, por duas vezes, a obstrução dos ductos na mama, e novamente procurou o BLH para a desobstrução. Com as orientações, a amamentação sem dor e obstáculos pôde ser vivenciada por ela.Léia mamou exclusivamente no peito até os seis meses e hoje, com um ano e três meses, permanece sendo amamentada.
“O Banco de Leite, para mim e para minha filha, representa vida. Foi através do acolhimento que eu recebi da equipe e das informações sobre ordenha, armazenamento do leite e a forma correta de colocar o bebê no peito, que eu consegui alimentar e dar vida a minha filha”, relatou.
Atualmente, o BLH registra uma média de 400 atendimentos por mês entre gestantes durante o pré-natal e consultoria presencial ou por telefone a mulheres com dificuldades na amamentação, além de promover a coleta de leite materno para atender os bebês internados nas Unidades Neonatais da MEAC. O BLH também presta assistência às colaboradoras que retornam da licença maternidade, proporcionando espaço para coleta e armazenamento seguro do leite retirado por elas para que, ao fim do expediente, possam ser levados para seus filhos.
Serviço
Banco de Leite Humano da MEAC
Localização: Entrada pela Rua Papi Júnior, S/N, Rodolfo Teófilo.
Contato: (85) 3366- 8509
Atendimento livre de segunda a sexta, das 7h às 19h.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.