Ícone do site Portal GCMAIS

Esporte contribui para o desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Down

Esporte contribui para o desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Down

Foto: Reprodução

Praticar esportes e ter uma alimentação saudável são importantes para qualquer pessoa, mas esses cuidados contribuem ainda mais para o desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Down. Na última reportagem da série especial “Amor é a condição”, exibida no Jornal da Cidade, você vai conhecer histórias de quem evoluiu graças à mudança de hábitos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A prática de esportes ajuda no desenvolvimento motor e cognitivo das pessoas com Síndrome de Down. Traz ainda benefícios para a saúde mental, melhorando a autoestima e a capacidade de socialização.

Esportes para pessoas com Síndrome de Down

Pessoas com a síndrome precisam e devem ser incluídas na educação, nos esportes e no mercado de trabalho. Mas para que possam ter um bom desenvolvimento e mais qualidade de vida, cuidar da alimentação é fundamental. Uma dieta equilibrada, rica em nutrientes, ajuda no desenvolvimento físico e mental.

Alguns alimentos são especialmente indicados para quem tem T21, como frutas, verduras, legumes e proteínas magras. Já alimentos com gluten, por exemplo, devem ser evitados. O acompanhamento médico regular também é importante para que essas pessoas possam ter uma vida saudável e feliz.

Publicidade

Acompanhe a reportagem de Andson Lima, da TV Cidade Fortaleza:

A síndrome de Down é uma alteração genética em que a pessoa tem três cromossomos no par 21, e não dois, como o usual. Por isso, a síndrome também é chamada de trissomia do cromossomo 21, ou simplesmente T21. Segundo o Ministério da Saúde, essa alteração cromossômica – observada pela primeira vez em 1866, pelo pediatra britânico John Langdon Down – é a mais comum entre os humanos.

Leia também | Inclusão: como garantir que as pessoas com Síndrome de Down possam estudar em qualquer escola?

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

Sair da versão mobile