Ícone do site Portal GCMAIS

Remédios devem ter reajuste de até 5,6% em abril, projeta entidade

Remédios devem ter reajuste de até 5,6% em abril, projeta entidade

Foto: Agência Brasil

Os remédios podem subir até 5,6% a partir deste sábado (1º). A projeção de aumento é do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticas (Sindusfarma). A estimativa foi feita com base nas regras que estabelecem o reajuste de preços de medicamentos, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais fatores de produtividade e de ajustes de preços de cada setor.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Reajuste de remédios

Um estudo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) aponta que o teto dos preços dos remédios não impede reajustes abusivos nas compras realizadas pelos consumidores em farmácias. É o caso, por exemplo, do Clavulin, antibiótico, que pode chegar até 86% de diferença nos preços. Já nos medicamentos genéricos, a variação ficou entre 384% no omeprazol, remédio para gastrite, e 91,9% no atenalol, um anti-hipertensivo.

O reajuste nos remédios é feito anualmente, a partir de 31 de março, pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed).

O aumento este ano vai atingir cerca de 10 mil medicamentos disponíveis no mercado brasileiro.

Publicidade

Vacinação contra a Influenza para crianças começa em Fortaleza

Começou na segunda-feira (27), em Fortaleza, a vacinação contra a influenza para crianças a partir de seis meses de idade a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias). A imunização está sendo realizada em todos os postos de saúde da capital, em dias úteis, das 7h30 às 18h30. Nos fins de semana e feriados, o atendimento ocorre nos postos Luís Franklin, no bairro Coaçu, e Irmã Hercília, no São João do Tauape, das 8h às 16h30.

Leia também | Ceará antecipa vacinação contra a gripe para crianças

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile