Fotos e informações sobre desaparecidos estarão em telas no interior dos transportes coletivos e em terminais de ônibus da de Fortaleza, assim como nos painéis de LED e estações de carregamento de veículos elétricos em estacionamentos de shoppings. A parceria com a Polícia Civil do Ceará (PC-CE) tem o objetivo de auxiliar na busca por pessoas desaparecidas em Fortaleza e Região Metropolitana. A ação teve início na última sexta-feira (24).
Conforme o andamento dos casos, a 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios Proteção à Pessoa (DHPP), as informações e os banners serão sempre atualizados. Para o delegado Augusto Soares, titular da 12ª Delegacia, essa exposição fortalece a política pública de busca de pessoas desaparecidas.
“Como os banners têm os nossos telefones e redes sociais, isso auxilia nas denúncias e ajuda que a população pode dar para a Polícia Civil”, completa.
Conheça programa de localização e identificação de desaparecidos no Ceará
O PLID é o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos do Ministério Público do Estado do Ceará e uma ferramenta importante de ajuda a população. Com o cadastro dos desaparecimentos num banco de dados nacional, chamado Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (SINALID), o PLID sistematiza e cruza informações provenientes de diversos órgãos, ajudando na busca de pessoas em situação de desaparecimento, e/ou identificação de pessoas com indicativo de desaparecimento.
O programa também visa fomentar políticas públicas junto aos órgãos que trabalham no enfrentamento desse fenômeno, a fim de auxiliar na prevenção e solução dos casos.
Embora o trabalho do PLID não substitua a apuração realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará, é possível encaminhar casos para serem acompanhados de forma complementar.
Leia também | Esposa e sogra de tenente-coronel são mortas a tiros no município de Morrinhos
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<