Imagens postadas nas redes sociais mostram ruas da cidade de Piquet Carneiro, no interior do Ceará, após rompimento de um reservatório. A barragem de um açude rompeu, no domingo (2). A população do centro da cidade foi orientada a evacuar o local.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Piquet Carneiro
O reservatório está localizado em uma fazenda e pode afetar outro açude da região. O prefeito de Piquet Carneiro, Bismarck Bezerra, informou que a cidade pode ser afetada caso haja um novo rompimento de barragem.
O gestor municipal usou as redes sociais para tranquilizar a população, mas a situação continua sendo monitorada pelas autoridades locais. Conforme os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em pelo menos 100 cidades do Estado nas últimas 24 horas. Os dados foram atualizados até as 17h deste domingo (2).
Número de açudes transbordando mais que dobra em relação ao ano passado
Dos 157 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) no Ceará, hoje, 49 estão sangrando. Em 2023, nesse mesmo dia de abril, dia 2, eram 20 reservatórios transbordando. É uma elevação de quase 150%.
Além disso, outros 61 reservatórios estão com o volume acima de 90% da capacidade.
Leia também | Taxa de turismo para entrar em Jericoacoara aumenta para R$ 41,50
Na região hidrográfica do Litoral o volume de água armazenado chega a 100% da capacidade. Naquela região, apenas o açude Santa Maria de Aracatiaçu, em Sobral, não está sangrando. Logo após vem a região do Coreaú com 93% da capacidade dos açudes. Logo depois, o Acaraú, com 80%.
Os grandes
Dos três maiores reservatórios cearenses, o que tem melhor condição é o Orós, com 53,8% da capacidade. O maior de todos, o Castanhão, em Alto Santo, tem 24,9% do volume total. E o Banabuiú, que duplicou de carga em menos de um mês, está com 23,3%.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<