Espetáculos da Paixão de Cristo misturam arte e evangelização, além de levar ao público uma experiência de fé e reflexão com uma das histórias mais conhecidas da humanidade. A encenação é lembrada pela comunidade católica e recorda os últimos passos de Jesus na Terra, evidenciando a morte e ressurreição. A história costuma emocionar fiéis em todo o mundo. No Ceará, diversos grupos realizam montagens artísticas especiais para essa época do ano
Este ano marca o retorno do formato presencial desses eventos, após as restrições devido à pandemia da Covid-19. Os últimos momentos de Jesus Cristo serão relembrados em apresentações teatrais em diversos locais da capital e interior. Confira:
Paixão de Cristo de Eusébio
Datas: 6 e 7 de abril
Horário: 19h (programação inicia às 17h)
Local: Arena Eusebelém (Av. Eusébio de Queiroz, 4600, Centro – Eusébio/CE)
O maior espetáculo da Paixão de Cristo do Ceará será realizado nos dias 6 e 7 de abril na Arena Eusebelém no município de Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza. Neste ano, o espetáculo Paixão de Cristo tem como tema “Por tuas mãos benditas”. A entrada é gratuita. Os ensaios da encenação começaram em janeiro, com cerca de 1.500 participantes, entre atores e produtores.
“A maioria dos atores e atrizes do espetáculo são de Eusébio. No entanto, os ensaios também envolvem atores de Aquiraz, Fortaleza, Pindoretama e para esse ano, participarão de atores de Maracanaú, da influencer digital Patrícia Leitte e de seu esposo, o médico Lucas Teixeira. Além disso, nós também temos no nosso ensaio, a participação dos alunos do Namme/Apae e de idosos”, disse Tarcísio da Cultura, diretor do espetáculo e secretário de Cultura e Turismo de Eusébio.
Ainda de acordo com Tarcísio da Cultura, outras novidades serão apresentadas durante a encenação. “A Paixão de Cristo deste ano vem com muito mais surpresas e com novidades para o público, inclusive com um palco exclusivo para a banda musical, pois as músicas tocadas no espetáculo, são feitas ao vivo com a nossa banda”, destacou.
A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Eusébio (Secult).
Paixão de Cristo em São Gonçalo do Amarante
Dia 06 de abril, às 18h
Local: Ginásio Waldemar Alcântara
Rua Neném Cunha, Centro, São Gonçalo do Amarante
Classificação: Livre
Entrada gratuita
Dia: 7 de abril, às 19h
Local: Smart City Laguna
Avenida Imperial, CE-341, Croatá, São Gonçalo do Amarante
Classificação: Livre – Entrada gratuita
O período da Páscoa é momento de fé, ressignificação e de reflexão. Lembrar do sacrifício na cruz e ressurreição de Jesus Cristo. A época também é de recontar a maior história da humanidade por meio da arte. Assim, o GAAC- Grupo Artísticos Apóstolos de Cristo, formado por moradores do distrito de Violete, em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza, apresentará o espetáculo Paixão de Cristo – Nova Terra. As apresentações acontecerão nesta quinta-feira, 06, às 18h, no Ginásio Waldemar Alcântara, na sede de São Gonçalo do Amarante; e na sexta-feira, 07, às 19h, na Avenida Imperial, na Smart City Laguna, distrito de Croatá. A entrada é gratuita e contará com recursos de acessibilidade.
Realizado desde 2014, no espetáculo, a comunidade torna-se protagonista para contar a história de Jesus Cristo, cerca de 2 mil pessoas esperam com expectativa para prestigiar seus conterrâneos como artistas. O espetáculo Paixão de Cristo – Nova Terra tem a produção executiva do diretor e produtor Lucivan Moura e direção de arte da atriz Monique Gonçalves, contemplado no XVII Edital Ceará da Paixão da Secretaria da Cultural do Estado do Ceará (Secult CE).
Paixão de Cristo em Pacatuba
Um dos mais tradicionais espetáculos ao livre do Ceará volta ao formato presencial: a Paixão de Cristo de Pacatuba. O espetáculo, que em 2023 chega à sua 49ª edição, iniciou os ensaios no mês de janeiro, sempre aos sábados, na Praça da Paixão, local da encenação do espetáculo, que será nos dias 6 e 7 de abril.
A 49ª Paixão de Cristo de Pacatuba conta com oito cenários: Palácio de Caifás, Palácio de Herodes, Palácio de Pilatos, Palácio da Última Ceia, Templo de Jerusalém, Flagelação de Jesus, Horto das Oliveiras e o Túmulo de Ressureição. Já o elenco, é formado, em sua maioria, por moradores. Somados a equipe de produção, direção, som e luz, são aproximadamente 300 pessoas envolvidas nesse espetáculo.
Conforme as leis estaduais 15.846 (2015) e a 16.388 (2017), a Paixão de Cristo de Pacatuba é considerada um dos maiores eventos religiosos do Estado do Ceará e do Nordeste. O espetáculo proporciona entretenimento e trabalho aos pacatubanos também constitui-se como uma excelente opção no roteiro turístico para o período pascal, pois além do espetáculo, a natureza faz o seu show a parte principalmente para quem faz ecoturismo – Bica das Andréas, locais para voo livre, parapente, montanhismo e caminhada nas trilhas ecológicas.
Grupo Avia de Teatro apresenta: As Margens – A Paixão de Cristo 2023
Uma trupe de atores, a serviço do teatro, chega e monta o cenário de uma viagem pela história da Paixão de Cristo. Música e drama equilibram a narrativa bíblica de Jesus Cristo recontado seus passos entre os homens. Atores vivem diversos personagens e freneticamente passeiam desenvolvendo uma narrativa de esperança aos esquecidos pela sociedade.
O verbo aqui é amar e é conjugado com solidariedade e acolhimento a todos que se achegarem ao anúncio da boa nova, o ideal de fé e esperança encenam a Paixão de Cristo do grupo Avia de Teatro.
Mais informações: @grupoaviadeteatro
Paixão de Cristo na comunidade do bairro Ellery, em Fortaleza
Dia e horário: 7 de abril às 19h
Local: Praça Manoel Dias Macedo – Parque Rachel de Queiroz Trecho I
Endereço: Rua Dr. Almeida Filho, 372, Ellery
Ponto de referência: Praça da Matriz Nossa Senhora de Lourdes
A Comunidade Católica de Missão e Adoração Fanuel, que faz parte da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Ellery divulga a Paixão de Cristo 2023 – O maior ato de amor. Convidam a todos da comunidade arquidiocese para prestigiar a encenação da Paixão de Cristo realizada pelos jovens e adultos que compõem a Comunidade Fanuel, onde promovem e incentivam as artes sacras da igreja.
O diretor-geral do espetáculo, Lippe de Carvalho, fala que esse ano será bem especial, pois retorna ao modo presencial depois de três anos, devido à pandemia da covid-19, e que tudo está sendo preparado com todo carinho e atenção para todos que irão assistir à encenação da vida, morte e ressurreição do nosso amado Jesus.
Leia também | Terra do Leite, Milhã acumula prejuízos na agricultura após fortes chuvas
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<