CENÁRIO DE DESTRUIÇÃO

Moradores de Senador Pompeu tentam reconstruir a vida após fortes chuvas

Ao todo, 150 famílias ficaram desalojadas e mais de duas mil ilhadas

Compartilhe:
6 de abril de 2023
Portal GCMAIS

Um dos municípios do Sertão Central cearense mais atingidos pelas fortes chuvas foi Senador Pompeu, a cerca de 280 quilômetros de Fortaleza. Muitos pontos ficaram alagados e uma parte da CE-166 foi levada pela água. Uma pessoa morreu, levada pela força da correnteza. Ao todo, 150 famílias ficaram desalojadas e mais de duas mil ilhadas.

Moradores de Senador Pompeu tentam reconstruir a vida após fortes chuvas
Foto: Reprodução

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O motorista Francisco Costa foi uma das vítimas da força da natureza. Quando o nível da água subiu, o caminhão em que estava foi levado pela correnteza. Ele conta que sentiu o veículo perder o contato com a pista e resolveu pular.

“Eu pressenti que o volume da água ia levar o caminhão e pulei, graças a Deus estou aqui. Estava com 15 mil quilos de farinha de trigo”, disse.

Francisco é um sobrevivente da enxurrada, além de outras duas pessoas. Mas não foi assim com o motorista da prefeitura de Piquet Carneiro, Hidelnando Silva. O corpo dele foi encontrado no dia 29 de março no leito do rio Banabuiú, em Senador pompeu. O carro em que ele estava foi arrastado dois dias antes pela correnteza. A gestão municipal publicou uma nota de pesar.

Resgate de vítimas

Para resgatar as famílias isoladas com a força das chuvas, somente pelo ar. Por isso, foram acionadas equipes da Ciopaer, que chegaram aos distritos de Codiá e Engenheiro José Lopes. Jan Alves é pequeno agricultor na região de Codiá. Ele e a família viviam em uma casa centenária, mas a água trouxe sujeira e levou tudo que eles tinham.

Até aquele momento, Jan, a irmã e a aposentada Mazeleide de Lima, matriarca da família, viviam na casa. Hoje, isso não é mais possível por riscos na estrutura. Depois de tudo o que aconteceu, ela não quis voltar, pois não aguenta ver a destruição do local, que hoje não tem móveis, nem eletrodomésticos. “Nasci e me criei lá, que é minha história. Perdi minha casa, perdi tudo”, disse chorando.

Chuvas em Senador Pompeu

Escolas e espaços da prefeitura de Senador Pompeu viraram pontos de apoio para as vítimas. Uma das campanhas solidárias para atender as famílias atingidas pelas chuvas foi a entrega de marmitas.

Acompanhe a reportagem de Wesmenia Lopes, da TV Cidade Fortaleza:

 

Leia também | Terra do Leite, Milhã acumula prejuízos na agricultura após fortes chuvas

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.