Passear de caiaque tem sido uma atração no bairro Aerolândia, em Fortaleza. Mesmo com os problemas desencadeados pelas chuvas, uma dupla foi flagrada “brincando” nas águas da enchente.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Passeio de caiaque em Fortaleza
Nesta quinta-feira (6), a cidade amanheceu banhadas pelas chuvas. O registro foi feito nesta manhã.
Nas imagens, é possível ver o momento em que um homem passeia pelas águas em um caiaque. Em outro recorte, um jovem empurra o equipamento. O objeto seria de um proprietário de uma oficina do bairro.
Para esta quinta-feira, a expectativa é de que o tempo siga fechado em todo o Estado. Ao longo tarde, deve chover em todas as macrorregiões, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Ceará tem maior reserva hídrica dos últimos 10 anos
Os reservatórios de água do Ceará atingiram o volume de 8,15 bilhões de metros cúbicos (44% da capacidade total). Essa é a maior reserva de armazenamento desde janeiro de 2013. No começo deste ano, o percentual era de 31,4%, segundo o Portal Hidrológico do estado.
As regiões do Acaraú, Coreaú, Litoral, Metropolitana e Baixo Jaguaribe estão em situação “muito confortável”, com volumes acima de 70%. Já as regiões do Salgado, Serra da Ibiapaba e Alto Jaguaribe estão na zona “confortável”, com mais de 50% das reservas.
Enquanto isso, as regiões do Curu, Sertões de Crateús e Médio Jaguaribe se mantêm em estado “crítico”, todas abaixo dos 30% de volume, apesar dos bons aportes.
Em 2023, dentre os 157 açudes monitorados, já sangraram 58 açudes. O ano de 2011 foi o último ano que esta marca foi atingida e superada. Naquele ano 67 açudes sangraram, dentre os 135 que eram monitorados. Hoje, simultaneamente 57 açudes encontram-se sangrando. A única vez que este valor foi superado nesta data foi em 2004.
Confira no gráfico abaixo o histórico das sangrias das barragens monitoradas pela Cogerh que sangraram a partir de 1975.
Leia também | Casas são destruídas após fortes chuvas em Porteiras, no interior do Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<