A Festa dos Caretas é uma tradição no interior do Ceará durante a Semana Santa. Os personagens percorrem comunidades e cidades em busca de prendas que são postas no Círculo de Caretas, no Sábado de Aleluia. Os moradores que participam da brincadeira tentam invadir o círculo para pegar as prendas, que são guardadas pelos caretas. Ao final é proferido o Testamento, e Judas é malhado e queimado. Como em outras festas no sertão, o Judas costuma deixar o seu testamento, em versos populares, passando sua herança para pessoas da comunidade.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Festa dos Caretas
Em diversos municípios, homens se vestem com um figurino bem diferente e usam máscaras que amedrontam as pessoas. Com muita animação, os caretas chamam a atenção por onde passam.
Os caretas saem com os corpos e rostos encobertos com capuz, máscaras, saiotes de tecidos com cores variadas, chocalhos, música e muito barulho. Durante toda a Semana Santa, eles saem em busca de esmolas nas residências, entre os transeuntes e em lojas comerciais.
O objetivo dos caretas é coletar gêneros alimentícios, bebida e dinheiro para formar a tradicional brincadeira da Malhação do Judas, na madrugada do Domingo de Páscoa. O objetivo é se vingar do traidor de Jesus, Judas Iscariotes.
Leia também | Funcionário joga peixes distribuídos por Prefeitura sobre população no Maranhão
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<