O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi convidado para participar da reunião da cúpula do G7 em Hiroshima, no Japão, entre 19 e 21 de junho. O grupo é formado pelos países mais industrializados do mundo: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Canadá e Japão.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Lula na cúpula do G7
A última vez que o Brasil recebeu o convite para o encontro foi em 2008, durante o segundo mandato de Lula na Presidência da República. O fórum costuma receber chefes de estados de outros países para discutir perspectivas econômicas de uma nação não membro.
Em 2020, o então presidente Jair Bolsonaro, chegou a dizer que poderia ser convidado para a reunião do G7, que naquele ano era presidido pelos Estados Unidos, comandado à época por Donald Trump. Por conta da pandemia, o encontro foi adiado e o Brasil foi descartado da lista.
Na edição anterior, em 2019, o Brasil também ficou de fora da cúpula. Na ocasião, o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou uma ajuda para combater queimadas na Amazônia. No entanto, Bolsonaro questionou os interesses do líder francês na floresta.
Leia também | Big Techs poderão pagar por conteúdo jornalístico publicado; entenda a proposta
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<