O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou o Dia Mundial da Saúde, lembrado nesta sexta-feira (7), destacando o papel desempenhado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para o gestor, a saúde é “um dos mais preciosos direitos humanos”. A mensagem foi divulgada no site do Governo Federal.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Lula celebra o Dia da Saúde
“Todo homem, toda mulher e toda criança têm o direito de viver em condições ambientais e sociais saudáveis, e não na condição de vítimas da miséria, da fome e da insalubridade, em casa ou no trabalho. Celebrar o Dia Mundial da Saúde é reafirmar esse direito. É lembrar que a saúde deve estar presente em todas as políticas públicas e ocupar o centro das atenções dos governos”, afirmou o presidente.
“No Brasil, felizmente, temos a garantia constitucional de um Sistema Único de Saúde, o SUS, que assegura o acesso gratuito aos serviços por toda a população. E nos esforçamos constantemente para transformar em serviços cada vez melhores aquilo que determina a nossa Constituição”, continuou Lula.
O presidente destacou a saúde como direito fundamental. “Saúde para todas as pessoas, um direito fundamental. A OMS tem dado contribuições extraordinárias à humanidade. E merece uma profunda homenagem por estar comemorando seus 75 anos de criação também neste 7 de abril. Assim, deixo aqui registrado meu muito obrigado ao diretor-geral, Tedros Adhanon, pela sua liderança à frente da Organização.E renovo o compromisso do Brasil nos esforços para a construção de um mundo mais desenvolvido, justo e solidário, com saúde para todos”, concluiu o presidente do Brasil.
Leia mais | Elmano de Freitas sanciona novo piso salarial dos agentes comunitários de saúde
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<