Ícone do site Portal GCMAIS

Saiba por que o coelho e o ovo são símbolos da Páscoa

Preço de ovos de Páscoa em Fortaleza podem variar até 125%, registra Procon

Foto: Agência Brasil

Ovos de chocolates e coelhos são personagens marcantes da Páscoa, celebrada neste domingo (9). Mas o que será que eles têm a ver com o feriado cristão que celebra a ressurreição de Jesus?

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O professor de filosofia, Marcos Aurélio, explica como surgiram esses símbolos: “O ovo significa aquilo que há de mais simples, o ponto de partida da vida. E, ao mesmo tempo, o ovo tem a ver com a renovação, renascimento, que é o ciclo que vai se renovando. Outro símbolo no cristianismo, o Círio Pascal é uma vela bastante grande, em que ela traz a luz, que significa a vitória da vida sobre a morte. A vida é luz. Mas ele é muito restrito às igrejas”.

Coelho e ovos, símbolos da Páscoa

Mas, por que o coelho, um mamífero, ganhou fama por colocar ovos? E de chocolate ainda por cima? Marcos Aurélio ajuda a entender.

“É por uma associação, digamos assim, do significado simbólico e não literal, não realista. Os dois são símbolos de renovação, de fertilidade, então eles acabaram vindo associados. Mas se você pensa assim realisticamente, literalmente não faz sentido porque o coelho não é um animal que bota ovo”, afirma.

Existe também a explicação de que seria um coelho o primeiro a presenciar a ressurreição de Cristo, sendo ele quem anunciou o milagre – portanto, o encarregado de levar os ovos de chocolate.

Publicidade

A Páscoa é considerada a principal comemoração das religiões cristãs e serve de base para outras celebrações, como Corpus Christi e Pentecostes.

Leia também | Papa Francisco preside Missa de Páscoa e pede diálogo entre Israel e Palestina

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile