Conforme a entidade, outros doze reservatórios estão com volume acima de 90%
Ceará tem 60 açudes com capacidade máxima, aponta Cogerh
O Ceará tem 60 açudes sangrando, de acordo com novo balanço da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Conforme a entidade, outros doze reservatórios estão com volume acima de 90%, e 37 apresentam 30% da capacidade.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O aumento representa mais que o dobro de 2022. No ano passado, o Ceará somava 26 açudes sangrando. Já em 2021, o território cearense contou com 67 reservatórios com capcaidade máxima.
O Ceará registra o volume de 8,15 bilhões de metros cúbicos (44% da capacidade total). É a maior reserva armazenada desde janeiro de 2013. No começo deste ano, o percentual era de 31,4%, segundo o Portal Hidrológico.
As regiões do Acaraú, Coreaú, Litoral, Metropolitana e Baixo Jaguaribe estão em situação “muito confortável”, com volumes acima de 70%. Já as regiões do Salgado, Serra da Ibiapaba e Alto Jaguaribe estão na zona “confortável”, com mais de 50% das reservas.
Enquanto isso, as regiões do Curu, Sertões de Crateús e Médio Jaguaribe se mantêm em estado “crítico”, todas abaixo dos 30% de volume apesar dos bons aportes.
A Bacia do Banabuiú passou de situação “muito crítica” (reservas abaixo de 10%) no começo deste ano para “em alerta” (entre 30% e 50%), percentual alcançado pela última vez em setembro de 2013. As recargas são um alento para a região que há pelo menos uma década convivia com insegurança hídrica em função do prolongado período de estiagem.
Leia mais | Estado tem maior reserva hídrica dos últimos 10 anos e já atingiu 44% da capacidade total
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.