Ícone do site Portal GCMAIS

64 açudes do Ceará já sangraram este ano, marca recorde dos últimos 12 anos

Ceará registra 72 açudes sangrando e atinge a maior marca desde 2009

Foto: Divulgação/ Governo do Ceará

64 açudes do Ceará atingiram a capacidade máxima, conforme balanço de monitoramento divulgado nesta terça-feira (11). Este é o maior número dos últimos 12 anos. A contagem pode ficar ainda mais expressiva, já que 11 reservatórios estão acima de 90% de sua capacidade. Os açudes Catucinzenta, Curral Velho, Desterro, Faé, Fogareiro, Gavião, Jatobá II, São José III, Taquara e Tatajuba, devem sangrar até o fim da quadra chuvosa.

Conforme o material divulgado, a reserva dos açudes passou de 5,8 bilhões m³, no dia 1º de fevereiro, para 8,74 bilhões m³ na data de hoje. A reserva hídrica atual corresponde a 47,68% da capacidade total dos 157 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Três regiões do Ceará estão acima de 95% das suas capacidades de armazenamento (Coreaú, Litoral, Baixo Jaguaribe). A região do Acaraú já ultrapassou 90% de armazenamento.

A região hidrográfica do Banabuiú atingiu o percentual de 36%, superando o ano de 2013. No início da quadra chuvosa, a região registra pouco mais de 8% de recarga hídrica. Hoje existem 06 açudes sangrando na região.

Leia mais | Estado tem maior reserva hídrica dos últimos 10 anos e já atingiu 44% da capacidade total

Publicidade

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile