Ícone do site Portal GCMAIS

China registra primeira morte no mundo por infecção de gripe aviária H3N8

China registra primeira morte no mundo por infecção de gripe aviária H3N8

Foto: Reprodução

Um mulher de 56 anos, da província de Guangdong, na China, morreu devido a uma infecção causada pelo vírus da gripe aviária H3N8. Esse é o primeiro registro de uma morte humano ocasionada por essa doença. Segundo informações divulgadas pela imprensa, a mulher teve os primeiros sintomas no dia 22 de fevereiro. No dia 3 de março, ela deu entrada em um hospital devido a um estado de pneumonia grave. E no dia 16 do mês passado, a mulher morreu.

Morte de gripe aviária H3N8 na China

Organização Mundial da Saúde (OMS) foi quem divulgou as informações e ainda relatou que há três casos da doença notificados pela China. Ainda segundo a OMS, o primeiro levantamento aponta que não foram encontrados casos de contágio entre as pessoas próximas da mulher infectada. Ainda segundo as autoridades de saúde, o vírus pode não ter capacidade de se espalhar facilmente entre as pessoas.

Ministério da Agricultura suspende feiras de aves

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no dia 30 de março uma portaria que suspende, em todo território nacional, a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves. A medida, de caráter preventivo, tem validade inicial de 90 dias e foi tomada em função do risco de ingresso e de disseminação de casos de gripe aviária (influenza aviária) no país.

A portaria também suspende, em todo o território nacional, a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados. A suspensão se aplica “a quaisquer espécies de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades”, diz a portaria.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Leia mais | Ministério da Agricultura suspende feiras de aves para evitar gripe aviária no país

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile