O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) registrou, no último domingo (9), na Praia do Cumbuco, o nascimento de 156 tartarugas da espécie Eretmochelys imbricata, popularmente conhecida como tartaruga de pente. A equipe do IMAC deu assistência no processo de abertura do ninho, que estava localizado ao lado de uma barraca de grande movimento, para poder proteger o caminho dos filhotes até o mar. De acordo com o IMAC, até o momento, são 108 ninhos monitorados. Desses, 24 foram eclodidos e resultaram em 2500 filhotes.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O IMAC reforça que ao avistar um ninho, filhote ou tartaruga pondo ovos não se deve tentar interferir no processo, pois só pessoas treinadas e autorizadas podem fazer ações de interferências. Em Caucaia, apenas a equipe do IMAC está treinada e autorizada para fazer isso.
De acordo com o presidente do IMAC, Leandro Araújo, a abertura pública do ninho é uma ocasião importante para sensibilizar a população e os turistas sobre a proteção das tartarugas.
“Foi um momento de encantamento e de educação ambiental. Essa abertura do ninho teve duas funções principais. A primeira, permite o caminho seguro e controlado dos filhotes ao mar em locais com grande trânsito de pessoas; segunda, oferece um momento de conscientização da população local e dos turistas que nos visitam sobre a necessidade de proteção com esses animais e o ecossistema em geral”, garantiu Leandro.
O IMAC destaca que é muito importante a conscientização sobre a importância de não se trafegar com veículos nas praias. Os veículos utilizados pelo IMAC no monitoramento e os de fiscalização são os únicos autorizados nesses locais.”É preciso compreender que esse é um dos principais impactos sobre os ninhos. Quando um veículo passa sobre um deles é quase certa a morte de todos os filhotes, portanto, consciência é a palavra de ordem”, frisou Leandro Araújo, presidente do Imac.
Monitoramento da vida marinha
O IMAC informa que a população pode ajudar a monitorar a vida marinha e costeira do município e proteger os ninhos das tartarugas. Para isso, é preciso entrar em contato com o WhatsApp (85) 98108-0778 e informar onde foram avistados ninhos e encalhes de animais vivos ou mortos.
Leia mais | Estado tem maior reserva hídrica dos últimos 10 anos e já atingiu 44% da capacidade total
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<