CRIME DIGITAL

Homem é preso em flagrante pelo crime de stalking contra ex-namorada no Ceará

Conforme levantamentos policiais, o homem passou a perseguir a vítima, de 25 anos, após o término do relacionamento

Compartilhe:
13 de abril de 2023
Portal GCMAIS

Um homem de 32 anos suspeito de cometer o crime de stalking contra a ex-namorada, via redes sociais, foi preso pela Polícia Civil do Ceará, por meio da Delegacia Metropolitana de Guaiúba. A prisão foi realizada na terça-feira (11).

Homem é preso em flagrante pelo crime de stalking contra ex-namorada no Ceará
Foto: Agência Brasil

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

Crime de stalking

Conforme levantamentos policiais, o homem passou a perseguir a vítima, de 25 anos, após o término do relacionamento. Ele passou a seguir a vítima em via pública e realizar violência psicológica por não aceitar o fim do relacionamento. Apurações apontam ainda que o suspeito teria utilizado 38 números diferentes para entrar em contato com a vítima, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Após um Boletim de Ocorrência (BO) sobre o fato ser registrado, os policiais civis iniciaram as diligências e localizaram o suspeito no bairro Pinheiro. Ele foi preso em flagrante e conduzido para a unidade policial, onde foi autuado pelo crime de stalking. Agora, o homem encontra-se à disposição da Justiça.

Saiba como identificar

O crime de perseguição, ou stalking, pode ter inúmeros desdobramentos, principalmente, em situações em que o suspeito projeta controle sobre a vida da vítima, refletindo em mecanismos de controle psicológico ou concreto da relação.

A conduta é mais comum por meio do “cyberstalking”, quando a perseguição ocorre por meio da Internet, com a criação de perfis “fakes” nas redes sociais ou aplicativos de mensagens, com a insistência em convites, fazer-se presente na vida da vítima sempre de forma inconveniente ou até agressões psicológicas.

O crime é de ação penal pública condicionada à representação da vítima, ou seja, é necessário que haja provocação da pessoa ofendida para que seja iniciada a investigação policial. Caso o suspeito utilize um perfil falso para perseguir a vítima e praticar o delito, o prazo da ação correrá a partir da descoberta da identidade por trás do perfil “fake”.

Entenda esse tipo de crime

A Lei nº 14.132/2021 foi publicada no Diário Oficial da União e altera o Código Penal para incluir o art. 147-A, que tipifica a perseguição e prevê pena de reclusão de seis meses a dois anos e multa. A perseguição está relacionada por ameaças, tortura, atormento ou situações que possam infligir violência à vítima.

O “stalking” foi criminalizado com o objetivo de oferecer proteção às vítimas prejudicadas por esta conduta. A inclusão desse tipo de crime no Código Penal auxilia, principalmente, as mulheres. Isso porque as vítimas costumam ser mulheres.

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.