O Ceará deve registrar chuvas neste fim de semana, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De modo geral, espera-se aumento da nebulosidade entre sexta-feira (14) e domingo (16), o que pode favorecer a ocorrência de chuva em todas as macrorregiões, destacou o órgão.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Chuvas no fim de semana no Ceará
Das 7h de quinta-feira (13) até às 7h desta sexta-feira (14), choveu em cerca de 60 municípios cearenses. Os maiores acumulados:
-Beberibe (Posto: BEBERIBE) : 66 mm
-Iguatu (Posto: QUIXOA) : 55 mm
-Beberibe (Posto: LAGOA FUNDA) : 45 mm
-Iguatu (Posto: IGUATU) : 36 mm
-Pindoretama (Posto: PINDORETAMA) : 35 mm
A expectativa, porém, é para acumulados mais concentrados na porção mais ao norte do Estado, como no litoral. Na faixa litorânea, as precipitações esperadas têm relação com áreas de instabilidades oriundas do Oceano Atlântico e pelo sistema de brisa (correntes de ventos noturnos que sopram do continentepara o oceano).
Já no interior, efeitos locais, como temperatura e umidade elevadas, e interação dos ventos com o relevo, poderão favorecer a ocorrência de chuvas isoladas. A Zona de Convergência Intertropical, principal sistema indutor de chuvas no período da quadra chuvosa, encontra-se localizada em torno do Equador, ou seja, relativamente mais afastada.
62 açudes do Ceará já sangraram este ano
62 açudes do Ceará atingiram a capacidade máxima, conforme balanço de monitoramento divulgado na terça-feira (11). Este é o maior número dos últimos 12 anos. A contagem pode ficar ainda mais expressiva, já que 11 reservatórios estão acima de 90% de sua capacidade. Os açudes Catucinzenta, Curral Velho, Desterro, Faé, Fogareiro, Gavião, Jatobá II, São José III, Taquara e Tatajuba, devem sangrar até o fim da quadra chuvosa.
Conforme o material divulgado, a reserva dos açudes passou de 5,8 bilhões m³, no dia 1º de fevereiro, para 8,74 bilhões m³ na data de hoje. A reserva hídrica atual corresponde a 47,68% da capacidade total dos 157 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
Leia mais | Estado tem maior reserva hídrica dos últimos 10 anos e já atingiu 44% da capacidade total
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<