Números ainda podem ser maiores, devido à subnotificação de casos
Ceará registra 11 mil notificações de acidentes de trabalho em 2022
O Ceará registrou, em 2022, 11 mil notificações oficiais de acidentes de trabalho. Os números ainda podem ser maiores, devido à subnotificação de casos. Neste mês de abril, a campanha Abril Verde foca na Saúde e na Segurança do Trabalho.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Nós já avançamos muito nessa área, mas, enquanto existirem acidentes, ainda teremos muito trabalho pela frente. Neste momento de retomada das empresas, devido à pandemia de coronavírus, o trabalho dos profissionais de segurança e medicina do trabalho ganha ainda mais relevância”, destaca Luiz Sérgio Nocrato, engenheiro de segurança do SESI Ceará.
Acidentes de trabalho no Ceará
Na última terça-feira (11), a queda de um elevador do 20º andar de um edifício residencial no bairro Praia de Iracema, em Fortaleza, deixou dois operários feridos. Um deles ficou pendurado no 8º andar do prédio e outro caiu com o elevador sobre a guarita da edificação.
Os dois trabalhadores receberam os primeiros atendimentos no local por equipes do Corpo de Bombeiros e SAMU, foram imobilizados e conduzidos ao Instituto Dr. José Frota (IJF), conscientes e orientados, embora com lesões e fraturas decorrentes da queda.
Brasil
Dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho apontam que o Brasil ocupa a 4ª posição no ranking de acidentes laborais. A cada 49 segundos, ocorre um acidente de trabalho no país e, entre 2012 e 2022, foram comunicados 6,7 milhões acidentes de trabalho, com 25,5 mil mortes. O pagamento de benefícios previdenciários relacionados aos acidentes e doenças ocupacionais representam um custo de R$ 14 bilhões por ano.
O Brasil registrou, em 2022, 612,9 mil notificações de acidentes de trabalho. O número de óbitos provocados por esses acidentes chegou a 2,5 mil. A atividade de atendimento hospitalar é o setor com maior número de notificações, que chegam a mais de 59 mil casos. Técnicos de enfermagem foram os profissionais mais acidentados, com 36 mil casos.
A cidade de São Paulo registrou, no ano passado, mais de 51 mil notificações de acidentes. O Rio de Janeiro vem logo em seguida, com mais de 18 mil, e Belo Horizonte, com 11 mil acidentes.
Leia também | Operários ficam feridos após elevador de obra despencar de edifício em Fortaleza
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.