Ícone do site Portal GCMAIS

“Ninguém vai proibir que o Brasil aprimore sua relação com a China”, dispara Lula em reunião com presidente chinês

Ninguém vai proibir que o Brasil aprimore sua relação com a China, dispara Lula em reunião com presidente chinês

Foto: Divulgação/Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, em reunião com o presidente da China, Xi Jinping, que deseja aprofundar a relação entre os dois países em diversas áreas. Segundo o presidente, “ninguém” poderá “proibir” a aproximação entre as potências.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

Relação entre China e Brasil nas palavras de Lula

O petista cumpre visita oficial ao país acompanhado de uma comitiva. Os presidentes dos dois países se reuniram em um encontro bilateral e assinaram atos conjuntos.

“Fizemos visita à Huawei, em uma demonstração que queremos dizer ao mundo que não temos preconceito em nossas relações com os chineses. Ninguém vai proibir que o Brasil aprimore sua relação com a China”, disse o presidente brasileiro.

De acordo com o presidente, o Brasil deve intensificar as relações Brasil-China em áreas como ciência e tecnologia; energia limpa; intercâmbio de estudantes universitários, entre outras abordagens.

Publicidade

A imprensa chinesa informa que, na reunião fechada, os dois líderes concordaram sobre a necessidade de diálogo e negociação para encerrar a invasão da Ucrânia pela Rússia, destacou a agência de notícias Reuters.

Alckmin assume Presidência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou, na terça-feira (11), para uma viagem de dois dias à China e uma visita aos Emirados Árabes Unidos, no próximo sábado (15). Lula transmitiu o cargo ao vice-presidente Geraldo Alckmin, que o acompanhou até a Base Aérea de Brasília.

A visita à China promete ser uma das mais importantes e estratégicas viagens internacionais de Lula neste início de mandato. Acompanha o presidente uma comitiva de empresários, governadores, parlamentares e ministros, e a expectativa é de que mais de 20 acordos sejam assinados em diversas áreas.

Leia mais | Confira o balanço dos 100 dias de governo Elmano no Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile