Quem solicitou a isenção do pagamento da taxa no Enem 2022 e, por algum motivo, não fez prova, pode justificar a ausência
Enem 2023: saiba como solicitar a isenção da taxa de inscrição
As inscrições para obter a isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já podem ser feitas. O processo de solicitação foi aberto nesta segunda-feira (17). Os interessados têm até o dia 28 de abril para realizar o pedido de isenção do Enem 2023.
Vale destacar que a isenção é concedida aos candidatos que comprovem vulnerabilidade socioeconômica. Para se inscrever, os estudantes devem possuir acesso ao CadÚnico ou mesmo ter renda per capita de até um salário mínimo e meio. Além disso, é importante que o interessado comprovar que fez o ensino médio na rede pública ou na rede particular com bolsa integral.
Segundo o edital divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), quem solicitou a isenção do pagamento da taxa no Enem 2022 e, por algum motivo, não fez prova, pode justificar a ausência entre os dias 17 e 28 de abril.
Leia mais | Bolsa Família: Caixa divulga novo calendário de pagamentos para abril
Enem 2023 dá acesso a universidades públicas e particulares
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior.
As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.
A aplicação do Enem ocorre em dois dias. A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado e tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade. Há também uma aplicação para pessoas privadas de liberdade.
Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.