O reajuste tarifário anual de 3,06% da Enel Ceará foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nesta terça-feira (18). O reajuste começa a valer no dia 22 de abril. A Enel Ceará atende cerca de 3,8 milhões de unidades consumidoras em 184 municípios do estado.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Energia no Ceará
Em março, uma audiência pública debateu a revisão tarifária da companhia. O reajuste começa a valer no dia 22 de abril. A audiência foi presidida pela Diretora da ANEEL, Agnes da Costa.
O encontro contou com a presença de cerca de 80 participantes, sendo que 17 deles fizeram exposição de suas contribuições na sessão presencial. Participaram da audiência representantes do conselho do consumidor da concessionária, da OAB Ceará, da Federação de Indústrias do Ceará, da Associação Comunitária do Parque Nazaré, do Instituto da Primeira Infância – IPREDE, da Federação de Bairros e Favelas do Ceará, da ABRACOPEL Ceará, da distribuidora Enel, da organização para crianças e adolescentes Pequeno Nazareno, da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, entre outros.
Governo desmente notícia sobre suposto aumento de 10% na conta de energia
O Governo do Ceará afirmou que não procede a publicação “que aponta que a conta de luz poderia ficar 10% mais cara com cobrança de ICMS em transmissão e distribuição de energia”. Pelas redes socias, a gestão estadual explicou o fato.
“A manutenção da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição de Energia Elétrica (Tusd) e da Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão de Energia Elétrica (Tust) na cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é objeto de análise do Supremo Tribunal Federal (STF). Essas tarifas nunca deixaram de ser aplicadas no Ceará. Portanto, a decisão liminar do STF que autoriza a cobrança apenas confirma o entendimento”, explica a nota do Governo do Ceará.
Leia mais | Tarifa Social: saiba como solicitar desconto de até 65% na conta
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<