Na Feira do Mercado da Messejana, estão sendo instalados 288 boxes com estrutura fixa e adequada para os comerciantes da região. Produzidos em estrutura metálica, os novos boxes possuem coberta e armários para o estoque de mercadorias. Ao todo, serão 24 ilhas comerciais, com 12 unidades cada. A obra já está com 70% das intervenções concluídas e a primeira etapa, com 108 boxes, será entregue no mês de maio.
Em outro ponto da praça, serão instalados 4 quiosques articulados, com espaço para 16 permissionários. Cada equipamento comporta quatro vendedores, a exemplo dos quiosques já implantados no Centro da cidade. A ação visa estimular o ordenamento do espaço público e incentivar o empreendedorismo.
“Vamos não só ampliar o número de vagas para os permissionários mas também dar uma qualidade de infraestrutura para que eles possam trabalhar. Essa ação faz parte de um grande projeto de empreendedorismo na periferia, e Messejana é uma potência na questão econômica”, afirma José Sarto.
Com a reforma, cerca de 300 comerciantes serão beneficiados. Entre eles, a vendedora de roupas Aparecida Barros, permissionária do mercado há 40 anos. Para ela, o novo equipamento trará diversos benefícios.
“Com a estrutura nova vai ser mais tranquilo, sem precisar se deslocar, mais seguro, e se Deus quiser vai ser ótimo e ainda vai melhorar minhas vendas”, explica Samuel Dias, secretário da Infraestrutura.
Meu Bairro Empreendedor da Messejana
A requalificação da Feira do Mercado da Messejana faz parte do projeto Meu Bairro Empreendedor, que contempla a urbanização de vias e a construção do Centro de Referência do Empreendedor, um equipamento voltado para a capacitação dos comerciantes locais.
As intervenções no bairro já estão com 70% dos serviços executados e possuem conclusão prevista para julho deste ano. As obras estão sendo tocadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e contam com investimento de R$ 4,5 milhões.
Ao todo, sete ruas do bairro serão contempladas com novas calçadas, mobiliários urbanos, paisagismo, passagens elevadas para pedestres, bolsões para embarque e desembarque, além da construção de uma nova rede de drenagem. As vias integrantes do projeto são: Rua Joaquim Felício, R. Padre Pedro de Alencar, R. Cel. Francisco Pereira, R. Dr. Pergentino Maia, R. Joaquim Bezerra, R. Manoel Castelo Branco e R. Cel. Guilherme Alencar
Atualmente, o projeto Meu Bairro Empreendedor já beneficiou os bairros Bom Jardim e Grande Mucuripe (Vicente Pinzon e Serviluz), e está com obras em andamento no Vila Velha, Pirambu, Parque Santana (Mondubim), Messejana, José Walter e Planalto Ayrton Senna.
Leia também | Prazo de inscrição para Jovem Aprendiz dos Correios encerra nesta sexta-feira (21); Ceará tem 105 vagas
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<