Lista foi publicada pelo Diário Oficial da União, na quarta-feira (19). As regiões registram as maiores precipitações do Ceará nas últimas semanas.
Chuvas intensas: situação de emergência é reconhecida em cinco cidades do Ceará
Barreira, Farias Brito, Pedra Branca, Piquet Carneiro e Tururu estão entre os municípios cearenses que estão em situação de emergência em razão das chuvas intensas. A lista foi publicada pelo Diário Oficial da União, na quarta-feira (19). As regiões registram as maiores precipitações do Ceará nas últimas semanas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Cinco cidades em situação de emergência
Casos em que o rompimento de barragens provocaram impactos significativos a populações de cidades como as cearenses Piquet Carneiro, em que moradores tiveram que ser evacuados do centro, na semana passada; e Farias Brito, que teve comércios, ruas e escolas alagadas, preocupam as autoridades locais.
Conforme o documento, a situação de emergência é reconhecida pelo poder público de situação anormal, provocada por desastres, causando danos superáveis (suportáveis) pela comunidade afetada.
62 açudes do Ceará já sangraram este ano
62 açudes do Ceará atingiram a capacidade máxima, conforme balanço de monitoramento divulgado na terça-feira (11). Este é o maior número dos últimos 12 anos. A contagem pode ficar ainda mais expressiva, já que 11 reservatórios estão acima de 90% de sua capacidade. Os açudes Catucinzenta, Curral Velho, Desterro, Faé, Fogareiro, Gavião, Jatobá II, São José III, Taquara e Tatajuba, devem sangrar até o fim da quadra chuvosa.
Conforme o material divulgado, a reserva dos açudes passou de 5,8 bilhões m³, no dia 1º de fevereiro, para 8,74 bilhões m³ na data de hoje. A reserva hídrica atual corresponde a 47,68% da capacidade total dos 157 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
Leia mais | Estado tem maior reserva hídrica dos últimos 10 anos e já atingiu 44% da capacidade total
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.