Ícone do site Portal GCMAIS

35 animais silvestres são apreendidos nos municípios de Pentecoste e Baturité

35 animais silvestres são apreendidos nos municípios de Pentecoste e Baturité

Foto: Divulgação/Semace

Trinta e cinco animais silvestres foram apreendidos em ações da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), ocorridas nos dias 19 e 20 de Abril, nos municípios de Pentecoste e Baturité. As ações de fiscalização foram motivadas por meio de denúncias formalizadas no órgão.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Animais silvestres apreendidos

Nas ações, foram apreendidos 8 Papa-Capins, 4 Golinhas, 1 Abre-e-Fecha, 5 Galos-de-Campina, 4 Bigodeiros, 2 Corrupiões, 1 Cigarra, 1 Sabiá-Laranjeira, 1 Guriatã, 4 Vem-Vem, 1 Xexéu, 1 Primavera, 1 Boé e 1 Periquito-do-Sertão. Ao todo, cinco pessoas foram autuadas pela posse irregular das aves silvestres.

A Semace tem buscado coibir a criação de animais silvestres sem autorização ambiental. Essa prática, apesar de cultural, é ilegal, visto que a posse de animais silvestres em cativeiro, sem a devida autorização do órgão ambiental competente, é crime ambiental passível de detenção de seis meses a um ano, além da multa, conforme determina a Lei Federal n° 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). As multas aplicadas nas ações de fiscalização foram baseadas no Artigo 24 do Decreto Federal nº 6.514/2008, e variaram de R$ 500 a R$ 5.000 por espécime, conforme a quantidade de animais em posse dos infratores, bem como se está ou não em listas oficiais de espécies ameaçadas de extinção.

Jacaretinga é resgatada em residência no Ceará

Uma jacaretinga foi resgatada em uma residência no município de Cariré, no interior do Ceará, na terça-feira (18), por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. O acionamento dos bombeiros militares aconteceu via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Conforme os levantamentos da equipe, o animal encontrava-se preso em uma gaiola de um imóvel da região.

Publicidade

A guarnição de salvamento do Corpo de Bombeiros aguardou a solicitante para realizar o resgate. A equipe seguiu ao local da ocorrência, fez o translado da jacaretinga e soltou o animal em um local seguro.

Gato é resgatado no topo de torre de 70m

Um gato foi resgatado de uma torre de telefonia móvel em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, na noite de segunda-feira (17). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o animal foi resgatado ileso de uma altura de cerca de 70 metros. A ação contou com o apoio da Secretaria do Bem-Estar Animal da Prefeitura Municipal de Maracanaú, que providenciou um Vet Móvel.

Os bombeiros militares diligenciaram até o local e, por meio do uso de materiais como cabo dinâmico de 100 m, mosquetões e laço enforcador, resgataram o animal de rua. A operação durou cerca de uma hora e meia e, ao final, o felino foi atendido por uma veterinária, funcionária da gestão municipal, que constatou que o animal saiu ileso.

Leia mais | Filhote de animal é resgatado de tubulação de água pluvial

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile