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Confira os locais para solicitar Carteira de Identificação para Pessoas Autistas em Fortaleza

A partir deste mês de abril, o documento também poderá ser solicitado em todas as Regionais

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21 de abril de 2023
Portal GCMAIS

A solicitação das Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) já podem ser realizada em todas as 12 Secretarias Regionais de Fortaleza. Os órgãos estão aptos a realizar o procedimento, que continua sendo ofertado de forma presencial na Coordenadoria Especial de Pessoas com Deficiência e por formulário on-line disponível no Canal Desenvolvimento Social.

Confira os locais para solicitar Carteira de Identificação para Pessoas Autistas em Fortaleza
Foto: Reprodução

As carteiras de identificação têm como objetivo inibir atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. Ao ser apresentado o documento, torna-se obrigatório o acesso prioritário em todos os serviços públicos e privados, em especial, nas áreas da saúde, educação e assistência social.

Como solicitar Carteira de Identificação para Pessoas Autistas

A carteira é emitida gratuitamente pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza (SDHDS), conforme o Decreto Municipal nº 15.399. O cadastro pode ser feito pelo próprio interessado (caso seja absolutamente capaz), pelo seu tutor (em caso de incapacidade relativa) ou pelo seu curador (em caso de incapacidade absoluta).

A carteira será expedida no prazo de até 30 dias após a entrega da requisição e terá validade de cinco anos, devendo ser mantidos atualizados os dados cadastrais do identificado.

A população pode solicitar a CIPTEA pelo formulário on-line disponível no Canal Desenvolvimento Social ou presencialmente na Coordenadoria Especial de Pessoas com Deficiência, com agendamento por telefone, e nas 12 Regionais, por ordem de chegada.

Veja os locais para solicitar o documento:

  • Coordenadoria Especial de Pessoas com Deficiência
    Rua Padre Pedro de Alencar, 2230 – Messejana
    Necessário agendamento pelo telefone 3105-1398
  • Secretaria Regional 1
    Rua Jangada, 740 – Barra do Ceará
    Tel: (85) 3433.6837
  • Secretaria Regional 2
    Rua Tavares Coutinho, 2225 – Varjota
    Tel: (85) 3241.4843
  • Secretaria Regional 3
    Avenida Jovita Feitosa, 1264 – Parquelândia
    Tel: (85) 3433.6883
  • Secretaria Regional 4
    Rua José Felício de Sousa, 2600 – Vila União
    Tel: (85) 3433.2800
  • Secretaria Regional 5
    Avenida Augusto dos Anjos, 2466 – Bonsucesso
    Tel: (85) 3433.2900
  • Secretaria Regional 6
    Rua Padre Pedro Alencar, 789 – Messejana
    Tel: (85) 3488.3103
  • Secretaria Regional 7
    Rua Atilano de Moura, 420 – Guararapes
    Tel: (85) 3241.4751
  • Secretaria Regional 8
    Rua H, 313 – Parque Dois Irmãos
    Tel: (85) 3433.3698
  • Secretaria Regional 9
    Av. Jornalista Thomaz Coelho, 1650 – Barroso
    (85) 3489.3181
  • Secretaria Regional 10
    Avenida Augusto dos Anjos, 2466 – Bonsucesso
    Tel: (85) 3433.2925
  • Secretaria Regional 11
    Avenida Jovita Feitosa, 1264 – Parquelândia
    Tel: (85) 3433.2548
  • Secretaria Regional 12
    Rua 24 de Maio, 1255 – Centro
    Tel: (85) 3252.3427

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