Através do sistema criado, quando a criança está assistindo vídeos e coloca o dedo na boca, o vídeo é interrompido
Pai utiliza inteligência artificial para filho deixar de chupar dedo
O desenvolvedor de software, Samuel Luz, de Fortaleza, criou uma ferramenta de inteligência artificial que ajuda crianças a deixarem de chupar o dedo. A ideia veio como forma de ajudar o próprio filho, Isaac, de 2 anos.
>>> Siga o GCMAIS no Google Notícias <<<
Ao observar o filho, ele mapeou os momentos em que Isaac estava chupando o dedo. Através do sistema criado, quando a criança está assistindo vídeos e coloca o dedo na boca, o vídeo é interrompido. No Instagram de Samuel, a postagem tem quase 12 mil curtidas e mais de mil comentários.
“Tive a ideia de criar um sistema de inteligência computacional para fazer o Isaac parar de chupar dedo, então eu iniciei capturando imagens dele chupando dedo enquanto assistia televisão para poder treinar um classificador. Depois de separar as imagens eu treinei o algoritmo”, explicou nas redes sociais.
Inteligência artificial para crianças deixarem de chupar dedo
É natural chupar o dedo na infância, mas o hábito pode acarretar problemas fisiológicos estéticos e até psicológicos e é difícil convencer o filho a parar o costume. O pai de Isaac está desenvolvendo o software e testando no filho.
Se a preocupação é com a segurança virtual, o programa não armazena as imagens. O software será disponibilizado de forma gratuita, enquanto estiver na fase de testes.
Leia também | Halo Solar: fenômeno é registrado no céu do Ceará neste domingo (23)
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.