Duas jiboias foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros na Região Metropolitana de Fortaleza, na segunda-feira (24). As ações ocorreram no bairro José Walter, em Fortaleza, e em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza. Os animais foram resgatados ilesos e devolvidos ao habitat natural.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Jiboias resgatadas
O primeiro resgate ocorreu no bairro José Walter. A jiboia, com cerca de um metro e 50 centímetros de comprimento, foi encontrada no motor de um veículo. “Fizemos o resgate com todo o zelo, tanto para não ferir o animal, quanto para não danificar o veículo. Assim, resgatamos a serpente e a devolvemos ilesa ao seu habitat natural”, informou o comandante do socorro, o 1º tenente Leandro Gomes Pires.
Também pela manhã, uma segunda jiboia foi encontrada em um carro. Desta vez, o animal estava na porta de um veículo no bairro Croatá, na cidade de São Gonçalo do Amarante. A jiboia de cerca de um metro e 40 cm de comprimento foi resgatada pelo 1º tenente Edinísio.
A jiboia é uma serpente que pertence à família Boidae, na qual estão as maiores espécies de serpentes não peçonhentas. Tem o nome científico de Epipremnum pinnatum.
Assim como ela pode ser encontrada em quase todos os biomas brasileiros, a jiboia é um réptil que pode atingir até quatro metros de comprimento, entretanto, geralmente, não apresenta mais de dois metros. As jiboias perdem em tamanho, no nosso país, apenas para a sucuri, sendo considerada, portanto, a segunda maior espécie da fauna brasileira.
Leia mais | Seis mil animais foram resgatados no Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<