A ordem de serviço para o início da construção do Terminal José de Alencar, no Centro de Fortaleza, foi assinada pelo prefeito José Sarto, na quarta-feira (26). O equipamento, que deve ser o maior Terminal Aberto da capital cearense, será construído no terreno onde funcionava o antigo Beco da Poeira, entre as ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso, ao lado da estação de metrô, permitindo a integração dos modais.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Terminal aberto José de Alencar
De acordo com Sarto, o equipamento deve ser entregue em um ano. “O prazo é de 12 meses e, no ano que vem, iremos entregar um equipamento que não é só de transporte público, mas que também vai dinamizar a economia, reintegrando o comércio do Centro, e revitalizar a cultura, pois dará acesso a equipamentos como Theatro José de Alencar, Estação das Artes e Teatro São José”, esclareceu.
O projeto prevê a construção de três plataformas de embarque e desembarque com mais de 2 mil metros quadrados de área, com coberturas metálicas já dimensionadas para possibilitar a instalação futura de painéis solares. No local serão construídas passagens elevadas para pedestres e fixados gradis entre as plataformas, para dar mais segurança, além de delimitar e resguardar o tráfego de pedestres.
Conforme a gestão municipal, o interior do novo equipamento terá pavimento rígido em concreto “para resistir ao intenso fluxo de ônibus e garantir maior durabilidade da pista”. Com investimento de R$ 12,1 milhões, o terminal contará, ainda, com pontos de autoatendimento do Bilhete Único, banheiros, sala de apoio para motoristas, refeitório e paisagismo.
Além das obras de construção do novo terminal, o projeto também prevê a urbanização das ruas 24 de Maio, entre as ruas Guilherme Rocha e Castro e Silva. A via receberá nova pavimentação em piso intertravado, novas calçadas padronizadas, mobiliários urbanos, itens de acessibilidade como rampas, passagem elevada e piso tátil, totalizando cerca de 340 metros de intervenções.
Leia mais | Carteira de estudante de 2022 é válida até 30 de abril
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<