Ícone do site Portal GCMAIS

Vídeos mostram construções inundadas após forte chuva em São Gonçalo do Amarante, no Ceará

Vídeos mostram construções inundadas após forte chuva em São Gonçalo do Amarante

Foto: Reprodução

Choveu em cerca de 150 municípios do Ceará entre às 7h de quarta-feira (26) até às 7h de quinta-feira (27). Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), houve registros em todas as macrorregiões. As maiores precipitações foram em Meruoca com 189 mm e São Gonçalo do Amarante com 180.4 mm.

Vídeos compartilhados em aplicativos de mensagens mostram alguns estragos após a forte chuva em São Gonçalo do Amarante. Próximo de um rio da região, diversas casas ficaram inundadas.

Já na Barragem do Siupé, um carro precisou ser retirado da água com ajuda do Corpo de Bombeiros. Conforme testemunhas, houve apenas danos materiais.

O prefeito do município, Marcelo Ferreira Teles, informou que as famílias afetadas receberam apoio do poder público.

“O momento é de ajudar e acolher as famílias que estão sofrendo com as fortes chuvas. O momento é de ter empatia com estas pessoas. Quero agradecer as equipes da Defesa Civil e de diversas Secretarias que estão nos ajudando, além da colaboração da população. As famílias estão sendo acolhidas na Escola Socorro Gouveia e contam com suporte de profissionais da Saúde e da Assistência”, disse o prefeito nas redes sociais.

 

Publicidade

Chuva deve continuar em todas as macrorregiões do Ceará até sábado (29)

O Ceará deve manter condições de chuvas em todas as macrorregiões até o próximo sábado (29). Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os maiores acumulados são esperados no centro-norte.

Para esta quinta-feira (27), as precipitações deverão ocorrer ao longo de todo o dia, sendo de forma passageira e isolada na Jaguaribana, no Cariri e ainda sul do Sertão Central e Inhamuns. Nas demais regiões, generalizada e mais expressiva.

Entre quinta-feira (27) e sexta-feira (28), a Funceme indica ainda registros em todas as regiões, ainda mais concentrada no centro-norte.

As chuvas previstas estão associadas à proximidade – em torno de 2°S – da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e ao avanço de áreas de instabilidades oriundas do leste do Nordeste. Além disso, efeitos locais, como atuação do sistema de brisa, calor, umidade e interação dos ventos com o relevo colaboram para as precipitações.

Leia mais | Estado tem maior reserva hídrica dos últimos 10 anos e já atingiu 44% da capacidade total

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile