Ícone do site Portal GCMAIS

Mulher negra é expulsa de voo após se recusar a despachar mochila; entenda a polêmica

Mulher negra é expulsa de voo após se recusar a despachar mochila entenda a polêmica

Foto: Reprodução

Uma mulher negra foi expulsa de um avião após se recusar a despachar mochila, na madrugada deste sábado (29). O voo faria a rota entre Salvador e São Paulo. Imagens das redes sociais mostram a passageira Samantha Vitena questionando a abordagem de agentes da Polícia Federal.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Mulher negra é expulsa do voo

“Agora vem três homens pra me tirar do voo sem falar o motivo. Perguntei qual o motivo de estarem me tirando desse voo e ele disse que não vai falar e, que se eu não sair desse voo, ele vai pedir pra todo mundo sair e que eu estaria cometendo um crime”, diz a passageira.

Em nota enviada à imprensa, a Gol informou que a mulher “não aceitou a colocação da sua bagagem nos locais corretos e seguros destinados às malas”. A companhia disse que Samantha foi retirada por “medida de segurança”.

Publicidade

O Ministério das Mulheres se pronunciou sobre o caso: “demonstra o racismo e a misoginia que atingem de forma estrutural as mulheres negras em nosso país”. O texto foi postado nas redes sociais. A pasta informou que vai pedir providências à companhia aérea e à PF.

A Gol informou que havia uma grande quantidade de bagagens para serem acomodadas a bordo e muitos clientes colaboraram ao despachar os volumes gratuitamente. “Uma cliente não aceitou a colocação da sua bagagem nos locais corretos e seguros destinados às malas e, por medida de segurança operacional, não pôde seguir no voo”. A nota foi direcionada para Samantha Vitena. A companhia ressaltou que segue apurando o caso.

Já a Polícia Federal informou que foi acionada pela companhia para efetuar o desembarque da passageira. A companhia afirmou também que, de acordo com a Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, o comandante exerce autoridade que se apresenta para o voo até o momento em que entrega a aeronave, tendo autonomia para solicitar apoio da PF.

A PF informou ainda que passageira foi ouvida pelo órgão e liberada em seguida.

Leia mais | Saiba mais sobre a nova lei que equipara a injúria racial ao racismo

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

Sair da versão mobile