Durante ato realizado em São Paulo nesta segunda-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o governo federal deve lançar uma terceira edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A promessa é agilizar o setor de infraestrutura.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Lula afirmou ainda que pretende retomar o Farmácia Popular, que amplia o acesso gratuito a medicamentos, e adotar ações que garantam que as camadas vulneráveis atendimento médico com especialistas.
Outro objetivo do governo é concluir o campus de São Bernardo do Campo, da Universidade Federal do ABC, inaugurar o da Universidade Federal de Osasco e criar uma terceira instituição de ensino, na zona leste da capital paulista.
Programa de Aceleração do Crescimento
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi criado pelo Governo Federal em 2007, no segundo mandato de Lula, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico para a população brasileira por meio de ações como geração de renda e construção de moradias. A meta inicial visava alcançar um crescimento econômico anual de 5% com o estabelecimento de um conjunto de regras, compromissos de ação e diretrizes de governo.
O PAC está dividido em três eixos de infraestrutura logística (rodoviária, ferroviária, portuária, hidroviária e aeroportuária); energética (geração e transmissão de energia elétrica, petróleo, gás natural e energias renováveis) e social e urbana (Luz para Todos, saneamento, habitação, metrôs, recursos hídricos).
Leia também | Dia do Trabalhador: centrais sindicais fazem atos por melhores condições de trabalho