60 municípios do Ceará registraram chuvas entre as 7h de segunda-feira (1º) e as 7h desta terça-feira (2), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os maiores acumulados foram registrados Ararendá e Granja.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Os maiores acumulados de chuvas no Ceará:
-Ararendá (Posto: LAGOA DE SANTO ANTONIO): 34.2 mm
-Granja (Posto: AÇUDE GANGORRA): 33 mm
-Martinópole (Posto: AÇUDE MARTINÓPOLE): 30.8 mm
-Acaraú (Posto: LAGOA DO CARNEIRO): 29.2 mm
-Ipueiras (Posto: ACUDE JATOBA II): 28.8 mm
Para esta semana, o Ceará deve seguir com predomínio de chuvas isoladas e passageiras em todas as macrorregiões, com intensidade variando de fraca a moderada. Os principais acumulados são esperados para o centro-sul entre tarde e noite.
Já para quarta-feira (3) e quinta-feira (4), esperam-se chuvas pontuais durante o período da manhã no Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, Litoral do Pecém, no Sertão Central e Inhamuns e no Cariri. Já entre tarde e noite, precipitações isoladas e fracas ao longo do Estado.
As chuvas esperadas estão associadas à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está posicionada entre 2°S e a linha do equador, além do avanço de áreas de instabilidades oriundas do leste do Nordeste. Fatores locais, como atuação do sistema de brisa, calor, umidade e interação dos ventos com o relevo, também colaboram para o atual cenário.
Açudes cearenses chegam a 50% da capacidade de armazenamento
Ainda temos pela frente cerca de um mês para o fim da quadra chuvosa e os reservatórios de água do Ceará estão com 50% de capacidade armazenada, uma marca inédita nos últimos anos. No dia 30 de abril, o Portal Hidrológico do Ceará, gerenciado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), aponta que os 157 reservatórios monitorados atingiram metade da capacidade. 2012 foi o último ano que esse índice foi alcançado.
Leia mais | Segundo maior do Ceará, açude Orós atinge 50% da capacidade após oito anos
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<