Ícone do site Portal GCMAIS

Programa de capacitação em Fortaleza pretende qualificar mais de 120 mil empreendedores

Programa de capacitação em Fortaleza pretende qualificar mais de 120 mil empreendedores

Foto: Prefeitura de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza assinou, nesta terça-feira (2), um novo convênio de cooperação técnica com o Sebrae/CE para a ampliação do Programa Fortaleza Capacita. O objetivo é dinamizar a economia dos bairros, por meio de capacitações, consultorias gerenciais e uma programação diversificada com 20 seminários, 20 feiras e dois grandes encontros de negócios.

Segundo o titular da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), Rodrigo Nogueira, Fortaleza é a capital que mais capacita no Brasil e a expectativa é ampliar ainda mais os resultados positivos.

“Fortaleza é a cidade que mais capacita, isso em termos absolutos. Nos últimos dois anos, nós também fomos a capital que mais gerou empregos de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). E nós sempre procuramos dar a melhor capacitação possível para nossa população, por isso firmamos essa parceria com o Sistema S. A nossa meta é, até 2024, formar mais de 120 mil pessoas”.

A iniciativa foi firmada em 2021 e já qualificou cerca de 39 mil fortalezenses dos 121 bairros de Fortaleza, ultrapassando a meta de 30 mil estabelecida na época. Com a ampliação, o número subirá para 120 mil empreendedores locais qualificados e 40 mil horas de consultorias realizadas. O novo convênio seguirá até dezembro de 2024 com investimento de R$ 16,5 milhões.

Leia também | Mais de 65 mil candidatos já estão inscritos para concurso da Guarda Municipal; inscrições seguem até 8 de maio

Joaquim Cartaxo, superintendente do Sebrae/CE, comentou que os programas de qualificação são importantes para o desenvolvimento da economia local e também para a independência financeira dos microempreendedores.

Publicidade

“Fortaleza é a capital brasileira de maior destaque nesse tipo de projeto que envolve o público da periferia e o fomento do empreendedorismo. A primeira fase do programa deu ótimos resultados e nosso objetivo é ampliar ainda mais, dando insumos para que as pessoas, principalmente mulheres, consigam sua independência financeira e ter uma vida melhor a partir de suas habilidades individuais”, destacou.

As primeiras turmas de capacitações gerenciais têm início neste mês de maio com cursos nas áreas como: elaboração de propostas de negócios, finanças, marketing digital, vendas, gestão empresarial e precificação. Os interessados em participar das capacitações gerenciais e consultorias podem entrar em contato pelo telefone 0800 081 4141 ou pelo e-mail fortalezacapacita@sde.fortaleza.ce.gov.br. As inscrições para o Programa Fortaleza Capacita poderão ser feitas no site do Fortaleza Capacita.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile