Vinte e um postos de saúde de Fortaleza estarão disponíveis, nos meses de maio e junho, para atendimento de emergência com pediatras. A iniciativa visa à ampliação do acolhimento infantil durante a sazonalidade, que potencializa os casos de síndromes gripais neste público.
Os 23 pediatras estão atendendo de segunda a sexta-feira, entre 7h e 19h, demandas espontâneas. Quando necessário, após a consulta, conforme prescrição médica, os pais ou responsáveis receberão a medicação para o tratamento da criança na unidade de saúde.
“Devido à sazonalidade, percebemos um aumento no atendimento de crianças com síndromes gripais nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Hospital da Criança de Fortaleza, gerando uma sobrecarga nestes locais. Muitos dos casos são leves, sendo perfil de atendimento do posto de saúde. Por isso, vamos reforçar o atendimento espontâneo, visando dar um maior suporte à rede hospitalar”, explicou Paulo Everton, secretário adjunto da Saúde de Fortaleza.
Conforme a coordenadora da Atenção Primária e Psicossocial de Fortaleza, Luciana Passos, os 23 pediatras já fazem parte da rede municipal, porém, atendem demandas programadas, que são as consultas agendadas. Então, a iniciativa fará a readequação destes atendimentos, para acolher o público infantil de forma mais célere.
“Os postos de saúde não possuem, em seu perfil de atendimento, especialidades clínicas. Os acolhimentos são realizados por médicos generalistas, porém, estas 21 unidades que darão retaguarda às UPAs e Hospital da Criança possuem pediatras, atendendo somente consultas agendadas, mas, em maio e junho, mudaremos este perfil de atendimento”, enfatizou Luciana.
Postos com atendimento espontâneo em pediatria (maio e junho):
Regional de Saúde I
Posto de Saúde Carlos Ribeiro (Rua Jacinto Matos, 944 – Jacarecanga)
Posto de Saúde João Medeiros de Lima (Av. I, 982 – Vila Velha)
Regional de Saúde II
Posto de Saúde Aida Santos e Silva (Rua Trajano de Medeiros, 813 – Vicente Pinzón)
Posto de Saúde Flávio Marcílio (Av. Abolição, 416 – Mucuripe)
Posto de Saúde Frei Tito (Rua José Cláudio Costa Lima, 100 – Praia do Futuro)
Posto de Saúde Miriam Porto Mota (Rua Cel. Jucá, 1636 – Aldeota)
Regional de Saúde III
Posto de Saúde Anastácio Magalhães (Rua Delmiro de Farias, 1679 – Rodolfo Teófilo)
Posto de Saúde Clodoaldo Pinto (Rua Banward Bezerra, 100 – Padre Andrade)
Posto de Saúde Hermínia Leitão (Rua Gen. Couto, 470 – Quintino Cunha)
Regional de Saúde IV
Posto de Saúde Antônio Ciríaco de Holanda (Rua Gomes Brasil, 555 – Parangaba)
Posto de Saúde Dom Aloiso Lorscheider (Rua Betel, 1895 – Itaperi)
Posto de Saúde Roberto Bruno (Av. Borges de Melo, 910 – Fátima)
Posto de Saúde José Valdevino Carvalho (Rua Guará, S/N – Itaoca)
Regional de Saúde V
Posto de Saúde Graciliano Muniz (Rua 106, 345 – Cj. Esperança)
Regional de Saúde VI
Posto de Saúde José Galba de Araújo (Av. Sen. Fernandes Távora, 3161- Genibaú)
Posto de Saúde Hélio Góes Ferreira (Av. Eng. Leal Limaverde, 453 – Sapiranga)
Posto de Saúde Jangurussu (Rua Estrada do Itaperi, 146 – Passaré)
Posto de Saúde Janival de Almeida (Rua Coelho Garcia, 25 – Passaré)
Posto de Saúde Mattos Dourado (Av. Des. Floriano Benevides, 391 – Edson Queiroz)
Posto de Saúde Monteiro de Moraes (Av. Evilásio Alm Miranda, s/n – Sapiranga)
Posto de Saúde Melo Jaborandi (Rua 315, 80 – Jangurussu)
Leia também | Fortaleza: aprovados em seleção pública da saúde são aprovados; acesse lista
Ampliação de leitos
Também visando otimizar os atendimentos pediátricos com necessidade de internação, a Prefeitura ampliou a contratualização de leitos pediátricos com o Hospital Infantil Filantrópico (Sopai).
Foram acrescidos 20 leitos, totalizando 140 disponibilizados nesta unidade, para acolher pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Fortaleza.
Atendimento pediátrico em Fortaleza
Os 118 postos de saúde da Capital estão aptos, por meio de clínicos, para realizar o atendimento em crianças, acolhendo demandas espontâneas e programadas. A Atenção Primária de Fortaleza atua com 493 Equipes de Estratégia da Família (ESF).
Além disso, a população pode buscar atendimento pediátrico de emergência no Hospital da Criança de Fortaleza (HCF), no Sopai, que possui leitos contratualizados, e nas seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) gerenciadas pelo Município, localizadas nos bairros Vila Velha, Cristo Redentor, Bom Jardim, Itaperi, Jangurussu, e Edson Queiroz.
Sobre o atendimento pediátrico de urgência e emergência na linha do trauma e queimadura, de alta complexidade, a referência é o Instituto Dr. José Frota (IJF).
Sazonalidade
De janeiro a abril deste ano, a SMS acolheu 25.396 crianças acometidas por síndrome gripal em seus postos de saúde. Já nas seis UPAs gerenciadas pelo Município, no mesmo período, foram 13.241.
O Hospital da Criança, entre os meses de janeiro e março, realizou 6.076 atendimentos pediátricos devido a síndromes gripais, destes, 257 necessitaram de internação.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<