O deputado estadual Júlio César Filho (PT) defendeu, nesta quarta-feira (03), a pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), para a Prefeitura de Fortaleza em 2024. O parlamentar ressaltou ainda os nomes do líder do governo do presidente Lula, deputado federal José Guimarães (PT) e do senador Cid Gomes (PDT) para o Senado Federal em 2026.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Internamente, nós defendemos o nome do deputado Evandro Leitão como candidato e teríamos muita satisfação de tê-lo candidato dentro dos quadros do Partido dos Trabalhadores. Acreditamos que o deputado Evandro agregaria mais apoio político dentro do PT e principalmente fora, com o PDT e outros partidos, além de ter sido articulador da candidatura do governador Elmano de Freitas”, disse Julinho.
Julinho afirmou ainda que as articulações envolveriam até o Senado em 2026, quando duas vagas estarão em disputa. Ele defende uma indicação do PT e outra do atual PDT.
“Dentro dessas possibilidades dessas articulações, nós cogitamos e defendemos a complementação das duas vagas de senatórias. Por se tratar de um líder, um articulador e , principalmente, de um homem de confiança do presidente Lula (PT), acreditamos que o deputado (José) Guimarães seria um nome importante para pleitear uma das vagas da senatória. E dentro de uma composição partidária de liderança, acreditamos que a próxima vaga de senador dessa articulação das agremiações partidárias, ou seja, 2024 também influenciará 2026 e dentro dessa possível articulação, já dentro da articulação para 2026, a outra vaga ficaria para o senador Cid (Gomes, do PDT)”, destacou.
Evandro Leitão cotado para a Prefeitura em 2024
Apesar de faltar ainda muito tempo para as eleições 2024, os bastidores da política começam a se movimentar intensamente. Um novo player entrou em campo no último fim de semana. Em entrevista a uma rádio de Itapipoca, o líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado estadual De Assis Diniz, defendeu abertamente que seu partido, o PT, deve procurar o deputado estadual Evandro Leitão (PDT) para se filiar ao PT e disputar a prefeitura de Fortaleza em 2024.
Diniz tem trânsito livre no Palácio da Abolição e acesso às lideranças do PT em Fortaleza. Quando questionado se seria um desejo do alto comando da legenda no Ceará ter Evandro Leitão como prefeito de Fortaleza, Diniz não hesitou em dizer que sim.
“Eu acho que é. Não tenho carta, procuração, mas tem compromisso. Vamos conversar, discutir com a Luizianne. Vamos trazer o nosso presidente da Assembleia para dentro do PT”, concluiu.
Evandro Leitão é filiado ao PDT, partido de Ciro e Cid Gomes, e também do atual prefeito de Fortaleza, José Sarto. Recentemente, Sarto foi criticado por aliados por uma aproximação com o PL, partido de oposição e com vínculo com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Leia também | PT quer Evandro Leitão para disputar a prefeitura, afirma De Assis Diniz