Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará contabiliza 16 cidades em situação de emergência por excesso de chuvas, reconhece Governo Federal

Ceará contabiliza 16 cidades em situação de emergência por excesso de chuvas

Foto: Defesa Civil do Ceará

O Governo Federal indica que 25 municípios do Ceará em situação de emergência. Conforme o levantamento, são 16 municípios que sofrem pelo excesso de chuvas e nove cidades em situação de estiagem. A quadra de chuvosa no estado deve terminar neste mês de maio.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

De acordo com Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até o dia 3 de maio, a diferença da macrorregião mais chuvosa para a menos chuvosa era de 344 milímetros (mm). Os municípios com problemas desencadeados pelas chuvas são: Barbalha, Barreira, Deputado Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Ibaretama, Itapajé, Itapipoca, Lavras da Mangabeira, Pedra Branca, Porteiras, Piquet Carneiro, São Benedito, Senador Pompeu, Tururu, Quixeramobim e Uruburetama.

Conforme a Defesa Civil do Ceará, os caos das chuvas (em 2023) afetaram cerca de 99,6 mil moradores. O último informativo foi divulgado no dia 18 de abril.

Araripe, Boa viagem, Campos Sales, Choró, Independência, Itatira, Madalena, Monsenhor Tabosa e Pereiro são os municípios em situação de emergência por estiagem.

Publicidade

Açudes que abastecem a RMF atingem 91% da capacidade

Em abril, os principais açudes da Região Metropolitana de Fortaleza (Pacoti, Pacajus, Riachão, Gavião e Aracoiaba) registraram 91,18% de volume, de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O volume garante autonomia de abastecimento da região sem necessidade de transferência das águas do açude Castanhão. Dos cinco açudes, dois já atingiram sua capacidade máxima: Pacajus e Aracoiaba.

Leia mais | Municípios cearenses afetados com as chuvas começam a receber o Aluguel Social

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile