Ícone do site Portal GCMAIS

Homem é resgatado com vida após cair de penhasco de 30 metros em Ibiapina

Homem é resgatado com vida após cair de penhasco de 30 metros em Ibiapina

Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou neste domingo (7) um homem que caiu de um penhasco, após escorregar em uma pedra na cachoeira Bica do Pajé, no município de Ibiapina, distante 314 km de Fortaleza. A vítima tem 21 anos de idade e foi identificada como Luís Eduardo Paiva Moreira Rodrigues.

A operação de resgate teve início por volta das 16h, quando a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança de Sobral (Ciops – Sobral) acionou a 1ª Companhia do 3º Batalhão. O rapaz estava em um local de difícil acesso e os Bombeiros tiveram que percorrer uma trilha de 2 km para conseguir chegar até o local onde estava a vítima.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Agentes da Policia Militar do Ceará, amigos do jovem e populares ajudaram no resgate. A vítima estava consciente, orientada, deambulando e com sinais vitais estabilizados, mas se queixou de dor no ombro direito, segundo relato dos Bombeiros.

De acordo com o subtenente Jairo, “o jovem se desequilibrou de uma pedra da cachoeira e veio a cair de uma altura aproximada de 30 metros”, informou o comandante do socorro.

Publicidade

Conforme o Hospital Municipal Maria Wanderlene Negreiros de Queiroz, Luís Eduardo deu entrada na unidade com escoriações pelo corpo e um inchaço no ombro. Ele fez um raio-X, que não constatou fraturas, recebeu remédio para dor e após a avaliação do médico foi liberado.

Luís Eduardo mora em Guaraciaba do Norte e viajou para a cidade vizinha com amigos para passear na região quando ocorreu o acidente.

Leia mais | Bombeiros militares resgatam três cachorros ilhados no Açude Castanhão

PREVENÇÃO

O Corpo de Bombeiros alerta para alguns cuidados que podem ajudar na prevenção de acidente em cachoeiras.

– Verifique as condições da cachoeira antes de entrar: verifique se a água está limpa e se não há objetos perigosos, como pedras ou galhos, na área em que você planeja tomar banho.

– Use sapatos apropriados: para evitar escorregões e quedas, use sapatos apropriados para caminhada na água, que tenham solado aderente e sejam resistentes.

– Mantenha distância das quedas d’água: evite se aproximar demais das quedas d’água, pois a força da água pode arrastá-lo e causar afogamentos.

– Não salte de lugares altos: nunca salte de lugares altos em cachoeiras, pois a água pode estar rasa ou ter objetos perigosos escondidos. Assim como, estes locais podem conter lodo acumulado e ser escorregadio.

– Nunca nade sozinho: sempre nade com um companheiro e mantenha-se perto da margem da cachoeira.

– Respeite as placas e sinais de advertência: muitas cachoeiras têm placas e sinais de advertência para alertar sobre áreas perigosas.

– Enfim, respeite esses sinais e siga as instruções dos bombeiros e/ou autoridade ambientais.

– Esteja preparado: leve um kit de primeiros socorros com você e esteja preparado para emergências.

Sair da versão mobile