De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 64 açudes estão sangrando no Ceará
Barragem de Mamoeiro, no Cariri, sangra pela primeira vez desde a construção
A Barragem Mamoeiro, em Antonina do Norte, no Cariri, começou a sangrar pela 1ª vez desde sua construção, em 2012, no sábado (6). A sangria traz alegria aos moradores do Alto Jaguaribe. Um mutirão de limpeza foi realizado no reservatório por um grupo de pescadores esportivos, durante o mês de abril.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O reservatório tem 17,4 hectometros cúbicos. De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 64 açudes estão sangrando no Ceará.
Açudes que estão sangrando: Acarape do Meio, Acaraú Mirim, Amanary, Angicos, Aracoiaba, Araras, Arrebita, Ayres de Sousa, Batente, Cachoeira, Caldeirões, Cauhipe, Desterro, Diamantino II, Do Batalhão, Faé, Fogareiro, Forquilha, Frios, Gameleira, Gangorra, Gerardo Atimbone, Germinal, Itapajé, Itapebussu, Itaúna, Jatobá, Jenipapeiro, Jenipapo, Junco, Macacos, Malcozinhado, Mamoeiro, Missi, Mundaú, Muquém, Olho d’Água, Pacajus, Patu, Pau Preto, Penedo, Pesqueiro, Poço Verde, Quandú, Quincoé, Quixeramobim, Riacho do Sangue, Rosário, Santo Antônio de Aracatiaçu, Santo Antônio de Russas, São Domingos II, São José I, São José II, São José III, São Pedro Timbaúba, São Vicente, Sitios Novos, Sobral, Sucesso, Tijuquinha, Tucunduba, Valério, Várzea da Volta e Vieirão.
No mês de abril, os açudes cearenses chegam a 50% da capacidade de armazenamento. Portal Hidrológico do Ceará apontou que os 157 reservatórios monitorados atingiram metade da capacidade no mês passado. 2012 foi o último ano que o índice foi alcançado.
O volume total acumulado atualmente é de 9,29 bilhões de metros cúbicos, considerando os 157 açudes monitorados pela Cogerh. Em 2012, o estado tinha 10 açudes a menos sob monitoramento. À época, a marca de 50% da capacidade total dos reservatórios representava 9,23 bilhões de metros cúbicos.
Açudes que abastecem a RMF atingem 91% da capacidade
Os principais açudes da Região Metropolitana de Fortaleza (Pacoti, Pacajus, Riachão, Gavião e Aracoiaba) registraram 91,18% de volume, no fim do mês de abril, conforme a Cogerh. O volume garante autonomia de abastecimento da região sem necessidade de transferência das águas do açude Castanhão. Dos cinco açudes, dois já atingiram sua capacidade máxima: Pacajus e Aracoiaba.
O Pacoti se encontra com 84,7%, Riachão com 84,4% e Gavião com 86,8%. A previsão é que, até o fim de maio, os açudes cheguem a 100% de suas reservas. A quadra chuvosa positiva no Ceará é a responsável pela melhora na reserva dos açudes, que apresenta números expressivos em todas as regiões, afirmou o secretário da pasta, Robério Monteiro.
Leia mais | Municípios cearenses afetados com as chuvas começam a receber o Aluguel Social
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.