Foram prorrogadas, até o próximo dia 17 de maio, as inscrições para o Concurso Público da Guarda Municipal de Fortaleza. O procedimento pode ser realizado no site oficial do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional – IDECAN, banca organizadora do concurso.
Ao todo, 1 mil vagas serão ofertadas para entrada imediata, sendo 750 para ampla disputa, 50 para Pessoa com Deficiência (PCD) e 200 para Pessoas Pardas e Pretas (PPP). A carga horária é de 240 horas mensais, com remuneração inicial de R$ 3.152,78, além de auxílio-alimentação, podendo acrescentar outras vantagens inerentes ao desempenho da função.
Para se inscrever, os candidatos devem possuir nível médio, ter 18 anos completos no dia da posse, preencher o requerimento de inscrição e, em seguida, enviá-lo conforme as instruções geradas no site. Vale ressaltar que o candidato deve cadastrar o seu número do Cadastro de pessoa Física (CPF), não podendo usar o documento de terceiros, correndo risco de eliminação no concurso.
Após as inscrições, os candidatos devem imprimir o documento para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 135,00, e guardar o comprovante de pagamento da taxa.
O aprovado no concurso público irá compor o quadro de colaboradores da Guarda Municipal de Fortaleza que atualmente é formada por 2.161 agentes. Ao ingressar na GMF, o concursado irá atuar como guarda municipal, podendo exercer atividades de defender e preservar os bens que compõem o patrimônio público municipal, manter a segurança e a integridade dos logradouros, prédios, praças e parques públicos municipais, desenvolver ações de preservação de segurança urbana no âmbito do município de Fortaleza, promover a segurança nos terminais de transporte coletivo urbano de Fortaleza, atuar no serviço de orientação e salvamento de banhistas, dentre outras atribuições.
Etapas do Concurso Público da Guarda Municipal
O concurso será dividido em seis fases: Exame Intelectual, Exame Médico e Toxicológico, Teste de Avaliação Física, Avaliação Psicológica, Investigação Social e Curso de Formação. A prova objetiva, que contará com 80 questões de múltipla escolha, está prevista para ocorrer em 18 de junho de 2023. O cronograma completo e demais informações podem ser encontradas no edital, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), por meio dos links abaixo.
Leia também | Inep publica edital com regras para o Enem 2023
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<