Ícone do site Portal GCMAIS

Velório de Rita Lee será aberto ao público no Parque Ibirapuera, em São Paulo

Velório de Rita Lee será aberto ao público no Parque Ibirapuera, em São Paulo

Foto: Reprodução

O velório de Rita Lee vai acontecer nesta quarta-feira (10), no Planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo, e será aberto ao público. As informações foram divulgadas no comunicado sobre o falecimento da cantora, publicado nas redes sociais. A artista lutava contra um câncer de pulmão desde 2021 e morreu na noite de segunda-feira (8).

“Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou. O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h às 17h”, diz o texto.

O comunicado também informa que a cantora será cremada. “De acordo com a vontade de Rita, seu corpo será cremado. A cerimônia será particular. Nesse momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e amor de todos.”

Relembre a carreira de Rita Lee

Em 1966, junto com os irmãos, Sérgio e Arnaldo Baptista, Rita formou a banda “Os Mutantes”. Em 1967 a banda se destacou ao acompanhar o cantor Gilberto Gil na apresentação da música Domingo no Parque, que ficou em segundo lugar no III Festival da Música Popular Brasileira.

Em 1968, a banda assinou contrato com a gravadora Polidor que lançou o primeiro disco do grupo, intitulado: “Os Mutantes”. O grupo tornou-se um grande nome do rock de vanguarda da música brasileira. Participou do disco-manifesto Tropicália ou Panis et Circensis e dos discos de Gilberto Gil e Caetano Veloso em 1968.

Publicidade

Em 1970, acompanhada dos Mutantes, Rita gravou seu primeiro disco solo, Build Up. Nesse mesmo ano foi afastada do grupo. Em 1972, Rita Lee lançou Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida. Em seguida lançou Atrás do Porto Tem Uma Cidade (1974) e Fruto Proibido (1975), que vendeu cerca de 700 mil cópias.

Em 1976, a artista lançou Refestança, que fez sucesso com a música Ovelha Negra, que ocupou a primeira posição nas paradas. Em 1977, o disco Entradas e Bandeiras foi certificado com o disco de platina duplo.

Nos anos 80, Rita Lee seguiu um caminho mais ligado ao Pop, criando canções populares e menos experimentais comparadas aos tempos da banda Os Mutantes. Foram destaques as músicas Baila Comigo, Lança Perfume, Caso Sério, Bem-me-quer, Nem Luxo Nem Lixo, Banho de Espuma, Cor de Rosa Choque, Flagra, Desculpa o Auê, Paga Rapaz, entre outras.

Leia também | Famosos lamentam morte de Rita Lee

Nos anos 90, seu maior sucesso foi o Acústico MTV. Na década seguinte, lançou o disco 3001 que fez sucesso com a música Erva Venenosa.

O CD Balacobaco, lançado em 2003, foi indicado ao Grammy Latino na categoria de Melhor Disco Pop Contemporâneo. Depois de alguns anos sem gravar, em 2012, Rita Lee lançou o álbum Reza.

Nos últimos anos, a artista viveu em um sítio no interior de São Paulo com a família. Ela deixa três filhos: Roberto, João e Antônio.

A artista lançou o último single da carreira, “Changes”, em parceria com o marido Roberto de Carvalho e o produtor Gui Boratto.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile