No próximo dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. E nesta quarta-feira (10) teve início uma série de atividades de forma coletiva entre o Fórum Permanente de ONG’s em Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Fórum DCA) e o poder público municipal. As ações integram a campanha nacional “Faça Bonito”, convocada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Rede Ecpat Brasil e parceiros.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
No Teatro Celina Queiroz, na Universidade de Fortaleza (Unifor), a campanha foi aberta com um debate sobre a importância da psicologia contra esse tipo de crime. No dia 16, no auditório Paulo Petrola no Campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece), haverá outro seminário. No dia 18 de maio, no Centro Cultural Dragão do Mar, está previsto um ato show e, no dia 19, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, haverá uma audiência pública conjunta entre a Alece e a Câmara de Vereadores de Fortaleza.
Violência sexual contra crianças
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam que 58,8% das vítimas de violência sexual no Brasil em 2021 são meninas com menos de 13 anos de idade. O número é 5% maior que o registrado em 2019. De 2020 para 2021 foram quase 36 mil meninas violentadas no país. Quanto aos agressores, 95% deles são homens, 82% conhecidos da vítima, sendo 40,8% pais ou padrastos. Irmãos correspondem a 37,2%. Ao todo, 76,5% dos estupros acontecem dentro de casa.
Em entrevista ao Pan News em Revista 2ª Edição desta quarta-feira (10), na Rádio Jovem Pan News Fortaleza, a integrante da Comissão de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Fórum DCA, Lídia Rodrigues, destacou a importância do debate aprofundado sobre a temática.
“A gente vem observando que, nos últimos anos, a pauta da violência sexual vem perdendo visibilidade. Por outro lado, vemos no noticiário uma série de situações de violência sexual, desde o abuso à exploração de meninas e meninos. Daí a importância de mobilizar a sociedade, de lembrar que isso é uma violência e é crime e de cobrar os poderes públicos para que tomem medidas efetivas para enfrentar essa violência”, disse Lídia Rodrigues.
Programação:
- 16 de Maio, de 14h às 18h, Ação Maio Laranja Universidade Estadual do Ceará (UECE)/Universidade Federal do Ceará (UFC). Combate ao abuso e exploração sexual da criança e do adolescente: uma perspectiva multiprofissional do dia 18 de Maio. Local: Auditório Paulo Petrola (Uece Itaperi);
- 18 de Maio, das 13h às 17h, Ato político-cultural com Banda Vida Nova, Espetáculo teatral A Chave, Jonh Oliveira e Mumutante. Local: Praça Verde – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura;
- 19 de Maio, das 15h às 18h, Audiência Pública conjunta Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa. Local: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
Acompanhe a entrevista concedida ao jornalista Tiago Lima:
Leia também | Obras do novo quartel do Corpo de Bombeiros, onde ficava o Edifício Andrea, estão com 20% de execução