Ícone do site Portal GCMAIS

Obras do novo quartel do Corpo de Bombeiros, onde ficava o Edifício Andrea, estão com 20% de execução

Ceará é o terceiro estado do Nordeste com mais casos de acidente no trabalho

Foto: Ascom CBMCE

As obras do novo quartel do Corpo de Bombeiros no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, estão com cerca de 20% de execução. A companhia é construída no espaço onde estava localizado o Edifício Andrea, que desabou no dia 15 de outubro de 2019, e deixou nove pessoas mortas.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“A Companhia 15 de Outubro será implantada em uma área construída de 831 metros quadrados onde anteriormente se localizava o Edifício Andrea, entre as ruas Tibúrcio Cavalcante e Tomás Acioli, no bairro Dionísio Torres, e deve reforçar as ações da corporação também nos bairros adjacentes”, explica o Coronel Comandante-Geral Adjunto do Corpo de Bombeiros, Cláudio Barreto.

A construção da estrutura teve início no fim de setembro, após autorização publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 12 de setembro de 2022. Segundo previsto, o investimento é de R$ 2,9 milhões do Tesouro do Estado com prazo de 20 meses para execução, a partir da ordem de serviço.

De acordo com o engenheiro Roberto Bringel, atualmente, estão sendo levantadas as estruturas do 2° pavimento do prédio. “Já foram executadas as estruturas de concreto do subsolo, térreo e 1° pavimento, estamos executando o 2º pavimento. O projeto contempla todo o necessário para a operação da corporação, como estacionamento para viaturas, alojamentos, vestiários, banheiros, refeitório, salas administrativas, recepção, entre outras dependências”, conclui.

Novo quartel do Corpo de Bombeiros

A companhia 15 de Outubro terá uma área construída 831 metros quadrados, dentro de uma área de 580 metros quadrados, dividida em três pavimentos e subsolo. O projeto inclui sistema de energia solar, cobertura verde, entre outros equipamentos. A estrutura vai permitir reforço operacional dos bombeiros na região dos bairros Aldeota, Dionísio Torres, Meireles, Varjota, Cocó, Guararapes, entre outros bairros adjacentes.

Publicidade

Edifício Andrea

O Edifício Andrea desabou na manhã do dia 15 de outubro de 2019, por volta das 10h30. Localizado no cruzamento da Rua Tibúrcio Cavalcante com Rua Tomás Acioli, no Bairro Dionísio Torres, as informações são de que o imóvel vinha passando por obras. Ao todo, nove pessoas morreram e sete pessoas foram resgatadas com vida durante os trabalhos das equipes salvamento. Ao final do trabalho, os soldados prestaram uma homenagem às vítimas do desabamento.

Morreram no desabamento a síndica do prédio, Maria das Graças Rodrigues, além de Vicente de Paulo Menezes, Rosane Marques de Menezes, Frederick Santana dos Santos, Izaura Marques Menezes, Antônio Gildásio Holanda Silveira, Nayara Pinho Silveira e Maria da Penha Bezerril Cavalcante.

Leia também | Jovem cai de cachoeira e é resgatado pelos bombeiros no interior do Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile